A Albânia é um país da Europa que faz fronteira com a Grécia, Macedônia e Sérvia. A população viveu durante muito tempo sob um regime comunista fechado. Hoje, com a abertura política e de mercado, ela atrai milhões de turistas para suas praias. Saiba mais a respeito nas linhas a seguir.

 

A Albânia possui 28,7 quilômetros quadrados, tamanho equivalente ao do estado brasileiro de Alagoas.

 

A Albânia tinha em 2016 uma população equivalente a 3 milhões de pessoas.

 

Tirana é a capital e cidade mais populosa. Entre as cidades com maior número de habitantes vale também lembrar de Durrës, Vlorë, Elbasani e Escodra.

 

A língua predominante é o albanês. Mas nenhum turista se sentirá totalmente deslocado, uma vez que a maioria da população é poliglota. No ranking de segunda língua local estão o inglês, o italiano e o grego.

 

O país tinha até o início da década de 1990 um regime de orientação comunista. Ao contrário dos demais países da região, que formavam um bloco político-militar liderado pela União Soviética, os albaneses mantinham relações mais estreitas com a China. Detalhe: era um dos regimes mais fechados do Leste Europeu.

 

Mais da metade da energia elétrica produzida no país é roubada. Muitos albaneses – incluindo os profissionais liberais nessa conta – manipulam os contadores de energias e fazem “gambiarras” para não pagar a energia que chega a seus lares e negócios.

 

Os albaneses dizem “sim” de modo bastante curioso: balançando a cabeça. Veja como nesse vídeo postado no YouTube, que mostra que… CONTINUE A LEITURA

Share: