Com 13 milhões de habitantes, a região metropolitana de Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina depois da Cidade do México e São Paulo. Trata-se também de uma das cidades mais dinâmicas do hemisfério sul. Descubra algumas peculiaridades, curiosidades e fatos interessantes a seu respeito.

 

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Buenos Aires não é capital da província argentina de Buenos Aires, mas uma cidade autônoma. Aliás, o seu nome formal é Cidade Autônoma de Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

 

Os argentinos de outras províncias e cidades costumam se referir a Buenos Aires como “Capital Federal” justamente para não haver confusão com a Província de Buenos Aires.

 

O nome Buenos Aires vem de Nossa Senhora dos Bons Ares, santa venerada pelos marinheiros e navegantes.

 

A cidade já foi chamada de Nuestra Señora del Buen Ayre e Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora del Buen Ayre.

 

A famosa Avenida 9 de Julho recebeu esse nome em homenagem ao dia da proclamação da independência da Argentina, 9 de julho de 1816.

 

Os porteños (é assim que o povo de Buenos Aires é chamado) alegam que a Avenida 9 de Julho é a mais larga do mundo. E não sem motivos! Quem a conhece, sabe que ela é realmente larga.

 

O conhecido obelisco na 9 de Julho é uma homenagem aos 400 anos de fundação da cidade de Buenos Aires.

 

O primeiro metrô inaugurado na América Latina foi o de Buenos Aires, em 1913.

 

A Argentina tem uma das maiores comunidades judaicas do mundo, e só em Buenos Aires possui cerca de 50 sinagogas.

 

Buenos Aires fica a apenas 200 quilômetros de distância da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai.

 

Os mais conhecidos (pelo menos para os brasileiros) bairros de Buenos Aires são: La Recoleta, San Telmo, Puerto Madero, Palermo e La Boca.

 

San Telmo é o bairro boêmio da cidade, conhecido também pela feira de antiguidades e artes de domingo.

 

A mais comentada atração turísticas do bairro Recoleta é o Cemitério de La Recoleta, uma necrópole aristocrática onde estão sepultados presidentes, cientistas, intelectuais, artistas e gente da alta sociedade argentina.

 

Uma das maiores atrações turísticas do bairro La Boca são as casas coloridas do Caminito e o estádio do time de futebol Boca Juniors (La Bombonera). Por falar nisso…

 

Você sabia que o nome Boca Juniors veio do bairro La Boca, onde o time foi fundado?

 

A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina e fica em frente a Praça de Maio (Plaza de Mayo), onde costumavam se reunir as mães das vítimas da ditadura argentina. Ela recebeu esse nome devido a sua cor rosa.

 

Palermo é um dos bairros mais sofisticados e o melhor lugar para fazer compras na capital argentina.

 

Os verões em Buenos Aires são relativamente quentes. Mas o maior problema dos porteños são os pernilongos! Em determinadas épocas do ano, a cidade é invadida pelos insetos e, assim como no Brasil, as campanhas contra a dengue são frequentes.

 

Todos sabem que os argentinos curtem muito uma parrilla (o churrasco argentino), mas ignoram o quanto eles (principalmente os nossos amigos porteños) adoram pastel de papas e pastel de calabaza. Para esclarecer melhor: o pastel de papas é uma espécie de torta de batatas e o de calabaza, uma torta de abóbora.

 

Despedir-se de Buenos Aires sem experimentar o alfajor porteño é como ir a Lisboa sem provar um pastel de Belém. Alfajores são doces feitos com duas camadas de massa recheadas com doce de leite e cobertas com açúcar ou chocolate. A marca mais tradicional é a Havanna.

 

Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Argentina, basta apresentar a carteira de identidade. Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, seus cidadãos não precisam de passaporte para visitar os países do grupo.

 

Sabe quantos brasileiros visitam Buenos Aires por ano? São quase 500 mil.

 

Entre as cidades-irmãs de Buenos Aires estão as brasileiras Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Share: