As Ilhas Maldivas são um país encravado no Oceano Índico e constituído por 1.200 ilhas agrupadas em 26 atóis. Entre os países mais próximos estão Índia e Sri Lanka. É um dos destinos turísticos de verão mais procurados do mundo. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades a seu respeito.

 

As Ilhas Maldivas são o menor país da Ásia, além do menos populoso. Possui atualmente uma população de 329 mil habitantes.

 

A cidade mais populosa é Malé, com 133,5 mil habitantes. A segunda mais habitada é Addu City, com 32 mil pessoas.

 

A população é exclusivamente muçulmana de vertente sunita. Outras religiões são proibidas. Também por questões religiosas, a carne de porco e o álcool são terminantemente vetados.

 

A população fala o dhiveli, um idioma do grupo indo-iraniano. Ela possui, além disso, um alfabeto próprio com algumas letras que lembram um atol.

 

Uma vez que as Maldivas não possuem áreas para plantio ou criação de animais, quase toda a comida é importada, principalmente de países vizinhos como Índia e Sri Lanka.

 

As Ilhas Maldivas possuem um dos mais altos índices de alfabetização do mundo, com 98% da população sabendo ler e escrever. O problema é que são poucas as universidades disponíveis, o que leva alguns jovens a procurar instituições no exterior para continuar os estudos.

 

Calções de banho e biquínis são proibidos, a não ser em praias reservadas para turistas. No restante do país, o traje de banho é uma bermuda e uma camiseta.

 

Por se tratar de um país tropical localizado ao nível do mar, as Maldivas possuem clima quente, que varia entre 24 e 33º Celsius durante todo o ano.

 

As Ilhas Maldivas formam um dos países mais baixos em relação ao nível do mar. A média de altura das ilhas é de 1,5 metro acima do nível do mar, e o ponto mais alto fica a 2,3 metros.

 

Acredite se quiser, mas existe nas Maldivas uma ilha feita inteiramente de lixo. Chamada de Tilafushi, é para lá onde são encaminhados os resíduos produzidos pela população, além do lixo descartados em seus luxuosos resorts.

 

A mais curiosas ilha, no entanto, é Vakkaru. Ela é inteiramente formada por fezes de peixes. Os cientistas acreditam que ela tenha sido criada por peixes que comem corais.

 

Como as Maldivas são formadas basicamente por ilhas, não é sem motivos que possui a maior companhia de hidroaviões do mundo. A Trans Maldivian Airways possui mais de 40 aeronaves na sua frota.

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Viagem & Turismo.

 

Share: