O Gabão é um país da África ocidental localizado nas fronteiras da Guiné Equatorial, Congo e Camarões. É um dos países menos densamente povoados do continente. Sua capital é Libreville. Veja nos tópicos a seguir uma relação de curiosidades sobre o Gabão, sua geografia e sua cultura.

 

Foram os navegadores portugueses que deram esse nome ao Gabão (lembrando que gabão é o nome de uma espécie de casaco, cujo formato lembrava o estuário da foz do rio Komo).

 

A capital e maior cidade do país é Libreville. Estima-se que sua população seja de 570 mil pessoas.

 

As cidades mais populosas são, pela ordem: Libreville, Port-Gentil, Franceville e Oyem.

 

O Gabão é um país jovem, conquistando a sua independência da França apenas em 1960. Detalhe: nesse tempo todo, ele teve apenas três presidentes.

 

A língua oficial é o francês (lembrando que existe uma forte influência cultural da França na cultura gabanesa).

 

Com apenas 1,7 milhão de habitantes, o Gabão é um dos países menos populosos da densamente povoada África. Para se ter uma ideia, a vizinha República Democrática do Congo possui 78 milhões de habitantes.

 

O Gabão possui em torno de 40 grupos étnicos, mas a maior parte da população pertence à etnia bantu.

 

O clima é tropical, com predomínio de chuvas durante o verão. Existem imensas áreas de florestas tropicais nesse país.

 

Em virtude da população pequena, o Gabão conseguiu manter grande parte de suas reservas naturais intactas. Entre os seus parques nacionais estão o Parque Nacional de L’Okanda, Parque Nacional de Petit Loango e Parque Nacional de Wonga-Wongué.

 

O país possui uma das maiores populações de elefantes do mundo

 

O Gabão é um dos países da África com melhor Índice de Desenvolvimento Humano. Ou seja, a pobreza por lá não chega a ser tão grande quanto na Eritreia, Chade e Níger.

 

O Gabão é um país de subsolo muito rico, com abundância de commodities como manganês, ferro, urânio, petróleo e gás natural.

 

Share: