Sede do condado de Cook, Chicago é a cidade mais populosa do estado de Illinois. Sua área metropolitana possui o 4º maior Produto Interno Bruto do país, além de uma excelente qualidade de vida. Veja nas linhas abaixo mais algumas curiosidades sobre essa importante cidade da América do Norte.

 

Chicago significa na língua dos índios que habitavam a região “cebola silvestre” ou “alho silvestre”

 

Chicago é a principal cidade de Illinois, estado da região Centro-Oeste dos Estados Unidos. O estado possui 12 milhões de habitantes, 65% na região de Chicago.

 

Chicago está localizada às margens do gigantesco lago Michigan, um dos cinco grandes lagos da América do Norte. O Michigan é o maior lago de água doce dos Estados Unidos e o quinto do mundo.

 

Chicago é a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, atrás de Nova York e Los Angeles.

 

A cidade possui 2,7 milhões de habitantes, mas a região metropolitana engloba 9,5 milhões. As principais cidades da região são, além da própria Chicago: Naperville, Aurora e Gary (uma curiosidade: Gary fica em Indiana, não Illinois).

 

É uma das cidades mais multiétnicas dos Estados Unidos e com maior percentual de cidadãos afro-americanos.

 

A cidade com maior número de poloneses fora da Polônia é Chicago. O segundo lugar fica com a brasileira Curitiba.

 

Acredite se quiser, mas Chicago é mais violenta do que a brasileira São Paulo. O índice de homicídios da cidade americana é de 15 para cada 100 mil pessoas, enquanto que o de São Paulo é de 12 para 100 mil (dados de 2013).

 

Chicago é a terceira cidade mais visitada dos Estados Unidos, com cerca de 40 milhões de turistas. As outras duas são Nova York e Las Vegas.

 

O aeroporto internacional de Chicago é atualmente o quinto mais movimentado do mundo. Os quatro primeiros lugares ficam com Hartsfield Atlanta International Airport (Atlanta, Estados Unidos), Aeroporto Internacional de Pequim (China), Aeroporto de Londres Heathrow (Reino Unido) e Aeroporto Internacional de Tóquio (Japão).

 

O clima é extremo, ou seja, é muito frio no inverno (com temperaturas em torno de -20º Celsius) e quente no verão (calor acima de 30º Celsius). As melhores estações para visitar Chicago são, portanto, o outono e a primavera.

 

A Universidade de Chicago foi agraciada com 85 prêmios Nobel até 2014.

 

Share: