Siga as linhas abaixo e descubra algumas informações bastante curiosas sobre os costumes e as tradições da Alemanha. Você sabia, por exemplo, que os alemães costumam alugar terrenos somente para cultivar hortas e jardins? Sabia que eles adoram tomar vinho quente nos tradicionais mercados de Natal do país? Confira.

 

Entre os alimentos mais consumidos pelos alemães está a salsicha. São cerca de 1.200 tipos em toda o país. Entre as mais consumidas estão a bratwurst (salsicha assada), weiswurst (salsicha branca típica da Baviera), blutwurst (morcela de sangue com toucinho), mettwurst (salsicha defumada, consumida crua) e a teewurst (uma salsicha cremosa, para passar no pão).

 

Uma das carnes mais consumidas no país é a de porco, presente em muitas salsichas e linguiças. O einsbein, uma das tradicionais iguarias da culinária alemã, é preparado com joelho de porco.

 

Um dos pratos do tipo “fast food” mais populares entre a população alemã é o currywurst, que leva salsicha, batata frita e um molho à base de curry. Só em Berlim são consumidos 7 milhões de currywursts por ano.

 

Outro alimento bastante popular na Alemanha é o pão. Acredite se quiser, mas existem mais de 1.200 tipos por lá.

 

Se você estiver visitando alguém e pedir um copo d’água, o anfitrião dará água com gás. Se pedir para um garçom num restaurante, ele servirá… água com gás! Os alemães estão sempre tomando água gaseificada, seja pura ou misturada com outro tipo de bebida.

 

Os alemães estão entre os maiores consumidores de cerveja do mundo. Com cerca de 112 litros/pessoa ao ano, eles ficam atrás apenas dos tchecos e irlandeses. Um detalhe: existem mais de 1.200 cervejarias e 500 marcas no país.

 

O mais popular festival de cerveja do planeta é alemão. A Orktoberfest atrai milhares de pessoas todos os anos para a cidade de Munique, sempre no mês de outubro, como o próprio nome indica.

 

Os biergartens (traduzido ao pé da letra como “jardim de cerveja”) são uma tradição na Alemanha. Com origem na região da Baviera, são mesas dispostas debaixo de árvores, principalmente castanheiras, onde os alemães sentam-se durante os meses de verão para jogar conversa fora, comer e beber muita cerveja.

 

O Dia de São Martinho é uma das tradições mais arraigadas na Alemanha. Celebrado em 11 de novembro, ele possui como um dos pontos fortes a procissão com crianças segurando lanternas. Depois da procissão, elas batem de porta em porta e ganham doces. Os adultos costumam tomar vinho quente e, para toda a família, um jantar com o ganso como prato principal.

 

As crianças alemãs também se empaturram de doces em 6 de dezembro, Dia de São Nicolau. Considerado um protetor dos marinheiros e das crianças, trata-se do mesmo santo que deu origem ao mito de Papai Noel. O curioso é que a meninada volta a ganhar presentes em 24 de dezembro, véspera do Natal.

 

Quem deixa os presentes durante as celebrações do Natal não é o Papai Noel, mas o christkind, ou menino Jesus, representado por um anjo loiro de asas.

 

Entre as tradições de dezembro na Alemanha estão os mercados de Natal. Além de enfeites e alimentos alusivos ao Natal, eles vendem uma imensa variedade de produtos. O cheiro de amêndoas carameladas, crepes e vinho quente (glüwhein) são típicos desses mercados. São montados 4,5 mil mercados de Natal todos os anos na Alemanha, sendo o mais antigo o de Dresden, com quase 600 anos de tradição.

 

Outra tradição alusiva às comemorações natalinas é o biscoito de Natal, chamado de plätzchen. Nos mais variados formatos, eles são cobertos com glacê de clara de ovos com açúcar e decorados com confeitos coloridos. As pessoas costumam servir para as visitas chás com esse tipo de biscoito preparado em casa.

 

A Alemanha é um dos países mais verdes da Europa, com 1/3 de seu território coberto por matas e florestas. Cidades como Berlim possuem imensos e belíssimos parques urbanos.

 

Os alemães sempre aproveitam a primavera e verão para cultivar hortas e jardins. As lojas de plantas e acessórios de jardinagem estão sempre cheias. O mais curioso é que eles costumam alugar terrenos vazios ou de agricultores que moram perto das cidades para cultivar suas próprias hortas.

 

A Europa é o paraíso do naturismo. Tirar a roupa e ficar nu na praia é comum no litoral da França, Grécia e outros países. Mas parece que o costume surgiu na Alemanha. Os alemães chamam esse hábito de frëikorperkultur, ou “cultura do corpo livre”.

 

Se há uma coisa que os alemães detestam é barulho durante o domingo. Se quiser usar a furadeira, ou qualquer outro instrumento que faça ruído, a pessoa deve fazê-lo no sábado e em horários específicos. Barulhos ensurdecedores, então, podem se transformar numa tremenda briga entre vizinhos. Se bem que…

 

Os jovens adoram rock pesado. Tanto que algumas das mais famosas bandas de heavy metal europeias são alemãs (exemplos: Scorpions, Accept, Rammstein, Gamma Ray, Destruction, Blind Guardian, Edguy e Helloween). O maior festival de metal do mundo, o Wacken Festival, é realizado na Alemanha.

 

Assim como em muitos países da Europa, os cinemas alemães só exibem filmes dublados. Ao contrário do que ocorre no Brasil, é muito difícil encontrar um filme legendado por lá.

 

O sobrenome mais comum na Alemanha é Müller, uma espécie de Silva local.

 

Em torno de 20% da população é constituída de imigrantes ou alemães com um dos pais nascido no estrangeiro. Os maiores grupos são os turcos, italianos, sérvios, russos, gregos, poloneses e árabes.

 

Imagem acima: um típico mercado de Natal alemão (fonte: Pixabay)

 

Fontes: Wikipédia, Deutsche Welle, BOL.

 

Share: