Localizado na América do Sul, nosso vizinho Suriname é pouco conhecido dos brasileiros. Apesar de possuir muitos falantes do holandês e inglês, ele possui uma grande população de hindus. Descubra alguns fatos curiosos sobre a sua geografia, história e constituição étnica.

 

O Suriname é um país relativamente jovem. Só conseguiu se tornar independente da Holanda no ano de 1 975.

 

O Suriname é um país com composição étnica bastante variada. Além de descendentes de índios nativos, existem contingentes populacionais de origem europeia, africana, indiana e javanesa. O maior contingente é formado por pessoas de origem indiana.

 

A população não chega a 600 mil pessoas. Isso representa um pouco mais da metade da população da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo (dados de 2016).

 

A maior parte da população concentra-se no norte do país, próximo ao litoral. Vive em cidades como Paramaribo, Lelydorp e Nieuw Nickerie.

 

Com 250 mil habitantes em 2015, a capital Paramaribo é a cidade mais populosa do Suriname.

 

Embora exista um grande contingente de hindus, muçulmanos e seguidores de outras crenças, a religião predominante é o cristianismo.

 

O Suriname é dividido em 10 distritos, sendo Sipaliwini o maior. Localizado na fronteira com o Brasil – mais propriamente na divisa do estado do Amapá –, ele possui uma área maior do que a de todos os outros nove distritos juntos.

 

Em virtude da colonização dos Países Baixos, a maior parte da população fala holandês. No entanto, há um grande contingente de surinameses que falam hindi, javanês, crioulo, dialetos indígenas e inglês.

 

Em virtude da forte influência indiana na cultura local, foram criados feriados como o Dia da Imigração dos Indianos e o Holi (o Festival das Cores, em que as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas nas outras).

 

O Suriname é um dos poucos países do continente americano em que a direção dos automóveis fica do lado direito.

 

Por estar próximo à Linha do Equador, o clima no Suriname é bastante quente. A temperatura praticamente não oscila muito ao longo do ano e os dias possuem sempre a mesma duração.

 

Um dos pratos mais populares é o roti, uma panqueca de origem indiana feita com carne e legumes e temperada com curry.

 

Os filmes de Bollywood (saiba mais sobre a gigantesca indústria cinematográfica indiana clicando aqui) fazem um tremendo sucesso no Suriname. As trilhas sonoras desses filmes, além do reggae e do rap são as músicas preferidas dos jovens

 

Cinemas são quase inexistentes por lá. Os filmes são exibidos diretamente na TV aberta. Além de filmes e novelas provenientes da Índia, os surinameses gostam de séries norte-americanas.

 

Um dos esportes favoritos dos surinameses é o futebol. Craques da seleção holandesa de futebol, como Seedorf, Davids e Kluivert nasceram no Suriname.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Mochileiros.

Share: