Washington DC é a capital dos Estados Unidos da América. Está geograficamente localizada no leste do país, entre os Estados de Maryland e Virginia. Conheça algumas curiosidades sobre a sua geografia, sua população e seus monumentos. Você vai achar interessantes.

 

O D.C. encontrado no nome da cidade significa District of Columbia/Distrito de Colúmbia (uma homenagem a Cristóvão Colombo, descobridor da América). Como as demais cidades do Distrito de Colúmbia foram incorporadas por Washington, hoje são praticamente a mesma coisa.

 

O local onde a cidade foi construída foi escolhido pelo primeiro presidente norte-americano: George Washington. Aliás, ela recebeu esse nome em sua homenagem.

 

Washington D. C. fica às margens do rio Potomac, chamado por muitos de Nation’s River (Rio da Nação). O nome Potomac é a pronúncia europeia de Patowmeck, que em língua indígena significa “aquilo que nos é entregue”.

 

A cidade propriamente dita possui pouco mais de 600 mil habitantes, mas se somarmos a região metropolitana – ou seja, toda a área em volta –, contabilizaremos 6 milhões.

 

Enquanto as demais cidades norte-americanas possuem em média 24% de jovens com menos de 18 anos, Washington possui 17%. Isso se explica pelo caráter profissional da cidade, que abriga burocratas de embaixadas, Forças Armadas, Congresso, Casa Branca…

 

A economia de Washington D.C. gira em torno do setor de turismo e do serviço público. O governo dos Estados Unidos é o maior empregador da cidade.

 

Com mais de 155 milhões de itens, entre livros, jornais e documentos públicos (só de livros, são 35 milhões), a Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo.

 

Washington é também endereço de um dos museus de arte mais visitados do planeta: o National Gallery of Art. Com uma das maiores coleções de pintura e escultura ocidentais, ele recebe em torno de 4 milhões de visitantes por ano.

 

A Casa Branca possui uma biblioteca com 2,7 mil publicações de autores norte-americanos, além de 316 obras de arte. Ela recebe em torno de 3.350 visitantes por dia.

 

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não fica em Washington, mas no condado de Arlington, no estado da Virginia (mais propriamente do outro lado do rio Potomac).

 

Com 23 mil funcionários e 3 mil equipes de apoio, o Pentágono é um dos maiores edifícios de escritórios do mundo. Ele recebeu esse nome porque a sua forma geométrica lembra um pentágono.

 

Um dos mais conhecidos monumentos da cidade é o obelisco, ou monumento a Washington, em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos. Ele é ainda hoje a mais alta estrutura em pedra maciça do mundo. Teve sua construção iniciada antes da Guerra Civil norte-americana, mas só encerrada após o término do conflito.

 

Localizado às margens do Potomac, o Memorial a Abraham Lincoln é famoso pela estátua de quase 6 metros do 16º presidente dos Estados Unidos. Ela parece observar os visitantes que entram numa das suas galerias.

 

Embora menos conhecidos, existem na cidade memoriais aos presidentes Thomas Jefferson e Franklin Delano Roosevelt, além do líder pacifista Martin Luther King.

 

Fontes: Wikipédia, Black Hawks Sedans, Viagem e Turismo.

Share: