A maioria dos micro-país localiza-se na Europa, Oceano Pacífico e Caribe. O menor país do mundo, por exemplo, fica no continente europeu. Acompanhe nas linhas abaixo o nosso pacote de curiosidades sobre esses lugares que, embora pequenos, parecem fascinantes.

 

O menor país do mundo é o Vaticano, com apenas 0,44 quilômetros quadrados e somente 826 habitantes.

 

O segundo menor país é o Principado de Mônaco, com 2 quilômetros quadrados e 33 mil habitantes.

 

Os outros países com menor área são, em ordem crescente: Nauru, Tuvalu, San Marino, Liechtenstein, Ilhas Marshall, São Cristóvão e Névis, Maldivas, Malta, Granada, São Vicente e Granadinas, Barbados, Antígua e Barbuda, Andorra, Seychelles e Palau.

 

O Principado de Mônaco existe desde 1297, quando se separou da República de Gênova. Isso faz dele um dos Estados nacionais mais antigos da Europa.

 

Nenhum Estado europeu, no entanto, é mais antigo do que San Marino. Acredite se quiser, mas o pequeno país foi fundado no ano 301.

 

Mônaco e San Marino são dois Estados com renda per capita altíssima. O primeiro, por exemplo, possui uma das maiores concentrações de milionários do mundo.

 

Visto que quase todo o seu território é edificado, Mônaco possui um dos metros quadrados mais caros do mundo.

 

Encravado nos Alpes entre a Suíça e a Áustria, Liechtenstein é um dos lugares mais seguros do planeta. O último crime ocorrido por lá aconteceu há cerca de 30 anos.

 

Como todos sabem, o catalão é a língua mais falada na região da Catalunha, na Espanha. Mas o único país do mundo a ter o catalão como língua oficial é Andorra.

 

Acredite se quiser, mas Andorra possui dois presidentes: o presidente francês e o bispo da localidade de Urgel, na Espanha.

 

Considerado o terceiro menor país do mundo, Nauru – que, na verdade, é uma ilha perto da Austrália – é o lugar com as pessoas mais obesas do mundo.

 

Tuvalu, o quarto menor país, enfrenta dois problemas extremamente graves: o aumento do nível dos oceanos e a contaminação por plástico. Com uma superfície praticamente plana, esse país formado por nove ilhas corre risco de ser invadido pelo mar. Outro problema é a quantidade de lixo plástico que chega nas suas praias trazida pelo Pacífico.

 

Vestígios de fogo encontrados em cavernas submarinas sugerem que o nível do mar já foi bem mais baixo e que Tuvalu possuía maiores extensões de terra seca.

 

Reconhecidas como um dos menores países do mundo, as Maldivas são formadas por 1.200 ilhas. Algumas são tão pequenas que possuem apenas 500 habitantes.

 

Existe nas Maldivas uma ilha onde é despejado todo o lixo produzido no país. Ela é chamada pela população de “ilha do lixo”. E pensar que as Maldivas são conhecidas como um paraíso.

 

As Maldivas são praticamente planas, não possuem montanhas. Sendo assim, elas estão ameaçadas pela elevação do nível dos oceanos. Como podemos ver, não é apenas Tuvalu que corre risco de desaparecer.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Educação, Fatos Desconhecidos, Tuvalu.

 

Share: