Siga os tópicos abaixo e descubra algumas curiosidades sobre o Sudão, país do norte da África localizado próximo ao Egito e Etiópia. Você sabia, por exemplo, que o Sudão possui mais pirâmides do que o Egito? Sabia também que ele é atravessada de norte ao sul pelo rio Nilo?

 

O nome oficial do país é República do Sudão.

 

A palavra Sudão é de origem árabe e significa “terra dos negros”.

 

O Sudão é o terceiro maior país da África em território, superado somente pela Argélia e República Democrática do Congo. Detalhe: ele já foi o maior país do continente, antes da separação do Sudão do Sul, em 2011.

 

Com 40 milhões de habitante em 2018, o Sudão é o décimo país mais populoso da África.

 

A capital sudanesa é Cartum, segunda maior cidade do país. A maior é Ondurmã, com 2,3 milhões de habitantes (temos que lembrar que Cartum e Ondurmã são vizinhas e formam com outras cidades próximas uma região metropolitana com mais de 4 milhões de habitantes).

 

A diversidade humana é impressionante. Só para se ter uma ideia, são em torno de 600 grupos étnicos, que falam mais 400 idiomas e dialetos.

 

A maior parte da população segue a vertente sunita da religião islâmica. Os cristãos da igreja copta representam 10% dos sudaneses.

 

O maior rio é o Nilo, cujos afluentes se encontram na região metropolitana de Cartum e a partir de então formam um único rio.

 

O Sudão passou por duas grandes guerras civis nas últimas décadas, sendo uma delas em Darfur. Esse conflito começou em 2003 e uma contagem estimada aponta entre 200 e 400 mil vítimas, além do deslocamento de 2 milhões de pessoas.

 

Enquanto o norte do país é desértico, com predominância do deserto do Saara, o sul é tropical, com maior abundância de chuvas.

 

O ponto culminante é o monte Deriba, com 3.042 metros de altitude. Uma informação muito interessante: também chamado de “Caldeira Deriba”, trata-se de um vulcão inativo com um enorme lago em sua caldeira.

 

Na antiguidade a região que hoje compreende o Sudão era conhecido como Reino de Cush. Muitos historiadores acreditam ser essa civilização mais antiga do que a Egípcia.

 

Acredite se quiser, mas existem mais pirâmides no Sudão do que em todo o Egito. Só na localidade de Meroé, no norte do país, são encontradas mais de 200.

 

O Índice de Percepção Internacional sobre corrupção classificou recentemente o Sudão como o quarto país mais corrupto do mundo.

 

A maior parte dos sudaneses vive da pecuária e agricultura de subsistência.

 

O Sudão perdeu 25% do seu território com a independência do Sudão do Sul.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Mundo Educação, BBC Brasil, The Fact File.

 

Share: