Situada no norte da Europa e às margens do mar Báltico, a Letônia era uma das menores repúblicas da antiga União Soviética. Possui poucos habitantes, mas uma cultura riquíssima e interessante. Veja a seguir as curiosidades sobre esse país que nós selecionamos para esse site.

 

A Letônia possui apenas 2,2 milhões de habitantes, mais de cinco vezes menos do que a cidade de São Paulo.

 

Acredite se quiser, mas a Letônia possui mais mulheres (consideradas muito bonitas) do que homens. São 1,2 mulheres para cada 1 homem.

 

A capital e principal cidade do país é Riga. Detalhe: Riga é também uma das mais populosas entre as ex-repúblicas soviéticas do Báltico.

 

As cidades mais populosas são Riga, Daugavpils, Liepaja e Jelgava.

 

A maior parte da população é cristã de vertente luterana, católica romana e ortodoxa.

 

O idioma letão é um dos mais antigos da Europa. Calcula-se que tenha por volta de 5 mil anos.

 

A Letônia já foi dominada por diversos povos. Ela foi durante boa parte do século XX um dos Estados integrantes da União Soviética, ao lado de Lituânia, Estônia, Moldávia, Ucrânia e outras. Hoje, a Letônia é membro da OTAN e da União Europeia.

 

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Riga é um prato cheio para quem gosta de arquitetura. O centro histórico possui inúmeras construções em estilo art nouveau. Elas foram erguidas numa época em que a cidade… CONTINUE A LEITURA

Share: