O nome Austrália vem da palavra latina australis, que significa “do sul”.
O nome oficial do país é Comunidade da Austrália. Ao contrário do que muita gente imagina, a capital não é Sidney e, sim, Camberra.
A Austrália é um dos poucos países continentais que não fazem fronteira com nenhum país.
Os mais antigos vestígios de ocupação humana no território australiano têm em torno de 40 mil anos.
Apesar de ter sido colonizada por britânicos, a Austrália foi descoberta por holandeses.
Apesar de possuir um imenso território, a Austrália é pouco habitada. Ela possui em torno de 25 milhões de habitantes – menos gente do que o estado de São Paulo.
A imensa maioria dos australianos possui origem europeia, especialmente inglesa, escocesa e irlandesa. Há também descendentes de italianos, alemães e gregos. Entre os descendentes de asiáticos, existem vietnamitas e chineses. Os aborígenes representam apenas 2,5% da população.
As cidades australianos mais populosas são Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, Gold Coast-Tweed Heads, Camberra e Newcastle.
Uma pesquisa recente divulgado pelo periódico The Economist apontou as cidades de Melbourne, Sidney, Perth e Adelaide entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver.
Devido ao seu isolamento geográfico (estima-se que o continente se separou da Antártida há 50 milhões de anos), a Austrália possui animais únicos, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Um bom exemplo são os marsupiais (mamíferos com uma bolsa que substitui a placenta) como o lobo-da-Tasmânia, o canguru e o coala.
Coelhos, camelos e sapos-cururus são verdadeiras pragas na Austrália. Detalhe: tratam-se de espécies não-nativas, introduzidas no país pelo próprio ser humano.
A maior rocha que existe na Terra encontra-se na Austrália. É o monte Augustus, um monólito (estrutura geológica como uma montanha) de 860 metros de altura. O segundo lugar é também de um monólito australiano, o Uluru Ayers Rock.
Como no Brasil, o verão australiano vai de dezembro a março.
As leis australianas proíbem a venda de bebidas alcoólicas em supermercados ou em qualquer outro estabelecimento que não sejam as bottle shops (restaurantes e bares).
A carne de canguru é muito apreciada pelo povo australiano, inclusive em sopas.
Na Austrália, os automóveis usam a mão inglesa – ou seja, os australianos dirigem do lado esquerdo.
Em matéria de futebol, os australianos são nota zero. Em compensação, eles são craques no críquete e no rugby.
Australianos famosos: Hugh Jackman, Nicole Kidman, Heath Ledger, Paul Hogan, Cate Blanchet, Mel Gibson, Errol Flynn e Morris West.