A Ilha de Páscoa é o lugar mais distante de qualquer povoado do planeta. Sua antiga civilização é chamada de rapa nui. Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa misteriosa e fascinante ilha localizada no Oceano Pacífico e pertencente ao Chile.

 

Apesar de distante 3.700 quilômetros mar adentro (mais propriamente na Polinésia), a Ilha de Páscoa é uma província do Chile – ou seja, ela faz parte da América do Sul.

 

A Ilha de Páscoa é o lugar mais distante de qualquer povoado do planeta. São 3.700 quilômetros da costa chilena e mais 4.000 quilômetros do Tahiti.

 

A ilha possui apenas 170 quilômetros quadrados, ou seja, a sua área é menor do que a de 4.470 dos 5.500 municípios brasileiros.

 

Entre os nativos, a Ilha de Páscoa é conhecida como Ilha Grande, Umbigo do Mundo ou Olhos Fixos no Céu.

 

A civilização que habitava a ilha antes da chegada dos primeiros europeus é chamada de rapa nui.

 

Acredita-se que os habitantes da Ilha de Páscoa sejam descendentes de povos originários da Indonésia. Eles começaram a povoar a Polinésia por volta de 8.000 antes de Cristo, demorando cerca de 9.000 anos para chegar em Páscoa.

 

A população da ilha não passa de 5 mil pessoas (dados de 2015).

 

A única vila da ilha é Anga Roa, com cerca de 3.500 habitantes (dados de 2015).

 

Na verdade, Páscoa é uma ilha vulcânica. Surgiu de erupções ocorridas em mar aberto nos últimos 3 milhões de anos. A última vez em que… CONTINUE A LEITURA

Share: