A República do Panamá está localizada num istmo que une a América Central e América do Sul. O país é cortado ao meio pelo Canal do Panamá. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas pequenas mas interessantes curiosidades a seu respeito.

 

Como a maior parte dos países da América Central, o Panamá possui dois litorais, um no Oceano Atlântico e outro no Pacífico.

 

O Panamá é um dos raros lugares no mundo onde se pode apreciar o nascer do sol num oceano e o sol poente em outro.

 

O clima panamenho é tropical, com temperatura média anual de 27º Celsius.

 

A fauna e a flora são riquíssimas, com grande variedade de plantas e animais. Existem mais de 1.000 espécies diferentes de aves em seu território, incluindo as migratórias que passam pelo Panamá.

 

O Panamá possui apenas 3,3 milhões de habitantes, um pouco mais que a cidade brasileira de Salvador.

 

A maior parte da população é mestiça, descendente de europeus e ameríndios.

 

A cidade mais populosa do país é a capital Cidade do Panamá, com 1 milhão de habitantes.

 

Um dos primeiros assentamentos europeus nas Américas foi Santa María de Belén, fundado no atual território do Panamá por Cristóvão Colombo em 1501.

 

Panamá, Colômbia, Equador e Venezuela formaram no passado um único país, chamado de Grã-Colômbia.

 

Símon Bolívar, herói da independência do Panamá, é também considerado herói na Venezuela, Colômbia e Equador.

 

O Panamá tornou-se independente duas vezes. A primeira, quando se separou da Espanha e a segunda, quando proclamou a independência em relação à Colômbia.

 

O Canal do Panamá foi controlado pelos Estados Unidos durante décadas. Só passou para as mãos do Panamá recentemente, mais propriamente em 1999. Sua exploração constitui uma das principais fontes de recursos do país (veja alguns números e curiosidades sobre o Canal do Panamá).

 

A construção do canal durou 35 anos. Cerca de 25 mil pessoas morreram na obra, o equivalente a duas por dia.

 

O Panamá é um dos países da região da América Central e Caribe com melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

 

O Panamá é um dos melhores locais para se aposentar no mundo. Recebe todos os anos levas de aposentados norte-americanos e europeus.

 

A moeda do Panamá é a balboa, nome escolhido em homenagem ao colonizador Vasco Nuñes de Balboa. A balboa está atrelada ao dólar norte-americano. Um detalhe bastante curioso: não existem notas de balboa, apenas moedas.

 

Um dos mais longos feriados do Panamá é o de carnaval. Assim como os brasileiros, os panamenhos brincam o carnaval durante quatro dias do ano, que variam de acordo com o calendário lunar.

 

O chapéu Panamá é produzido no Equador. Uma observação: os produtores locais estão enfrentando a concorrência (que consideram desleal) do Panamá feito… imagine, na China.

 

Share: