Você sabia que o México é o país com maior população de língua espanhola? Sabia que a Cidade do México é uma das mais populosas do mundo? Veja alguns fatos e curiosidades muito interessantes sobre o México, a terra Natal do Chaves, Thalia e Frida Kahlo.

 

O nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos.

 

Com 120 milhões de habitantes, o México é o país com maior população de língua espanhola do mundo.

 

O México é dividido em 31 estados e um distrito federal – ou seja, a Cidade do México. A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.

 

O estado com maior população depois do distrito federa/Cidade do México é Veracruz, seguido de Jalisco e Puebla.

 

As cinco cidades mexicanas mais populosas: Cidade do México, Guadalajara, Puebla, Monterrey e Toluca.

 

Você sabe o significado das cores da bandeira do México? Então, anote aí: o branco simboliza a esperança, o verde significa unidade e o vermelho representa o sangue dos heróis nacionais.

 

O brasão no centro da bandeira mexicana tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital. Segundo a lenda, os astecas, então um povo nômade, fundaram a cidade em um local onde foi vista uma águia pousada sobre um cacto e com uma serpente no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, Tenochtitlán deu origem a atual Cidade do México.

 

Tenochtitlán foi fundada em 1325 e contava 300 mil habitantes em 1519, quando chegaram os primeiros colonizadores espanhóis. Era a maior cidade da época, maior até do que Paris e Veneza.

 

A Cidade do México está afundando 20 centímetros por ano! Tal constatação preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana sujeita a enchentes.

 

Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México. Detalhe: a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).

 

Os estados norte-americanos da Califórnia, Arizona, Texas e Novo México fizeram parte do território mexicano até 1848.

 

Originária do México, a raça de cães chihuahua recebeu o mesmo nome do estado de Chihuahua.

 

O chocolate é originário do México e América Central. De lá, o fruto conquistou a Europa e o restante do mundo. Seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas. As sementes do cacau eram usadas como moeda pelos astecas. Bastavam cem sementes para comprar uma escrava.

 

Os mexicanos comemoram o Dia da Criança (Dia del Niño) em 30 de abril.

 

Considerada Padroeira do México e das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe é a santa mais venerada do país. O dia de Nuestra Señora de Guadalupe, 12 de dezembro, é feriado nacional. As celebrações atraem, todos os anos, mais de um milhão de pessoas. Muitos peregrinos participam das missas e procissões vestidos de palhaços. Existe até uma procissão só de palhaços à Basílica da Virgem de Guadalupe, na capital mexicana.

 

Uma das celebrações mais populares do México é o Dia dos Mortos, em 2 de novembro. Ao contrário dos brasileiros, que lembram os mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira festa. As festividades começam em outubro e seguem até a primeira semana de novembro. Os mexicanos oferecem água, flores, velas, guloseimas e todos os bons frutos obtidos durante a ausência do morto. É uma data em que os vivos se aproximam dos mortos e vice-versa. Os túmulos são sempre limpos e decorados com coras de flores. Vendem-se muitos produtos alusivos à morte, quase todos em forma de caveira. As crianças adoram os crânios de açúcar. O Dia dos Mortos é de riso e diversão. Dois dos ditados mais populares relativos à data são: “Ao morto o poço e ao vivo o gozo” e “Ao morto a sepultura e ao vivo a travessura”.

 

As festas de debutantes são praticamente iguais no Brasil e no México, tirando alguns pequenos detalhes. As meninas mexicanas, por exemplo, entregam durante a festa a sua última boneca. Também é hábito trocar o sapato de salto baixo por um de salto alto.

 

A culinária mexicana é uma das mais diversificadas do mundo. Nasceu na mistura do europeu com o ameríndio, apesar de boa parte de seus pratos serem de origem pré-colombiana. As “delícias” mexicanas mais conhecidas são o taco, o burrito, o nacho, a tortilla e o chili.

 

Conhecida no mundo todo, a tequila é um destilado feito a partir do sumo de uma planta chamada “agave tequilana” ou mescal. A planta é cultivada principalmente no estado de Jalisco, no povoado de Tequila, onde se encontram a maior parte dos fabricantes.

 

Grande parte das novelas importadas pelo SBT foram produzidas pela emissora mexicana Televisa (a Globo de lá). As novelas da Televisa que fizeram mais sucesso no Brasil foram Carrossel, Luz Clarita, Maria do Bairro, Rebelde, Marimar, Chispita, A Feia Mais Bela, O Diário de Daniela e a cult Os Ricos Também Choram. Os seriados Chaves e Chapolim também foram produzidos pela Televisa.

 

O México já sediou duas Copas do Mundo – uma em 1970 e a outra em 1986 -, devendo sediar uma terceira em 2026. Detalhe: dessa vez, o torneio será realizado em conjunto com Estados Unidos e Canadá.

Share: