Com 35 mil templos budistas, a Tailândia é um dos países mais religiosos do mundo. Os tailandeses são também um povo bastante patriótico. Não é sem motivos que a cultura, além das paisagens naturais da Tailândia atraem todos os anos milhões de pessoas para lá. Descubra nas linhas adiante algumas curiosidades sobre as leis, costumes e tradições desse país.

 

Em tradução livre, thai significa “sorriso”, “feliz”. Land vem do inglês e quer dizer “terra”. Thailand seria, portanto, “terra dos sorrisos” ou “terra feliz”. Os próprios tailandeses chamam o seu país de “Terra dos Sorrisos”.

 

A Tailândia sempre foi conhecida pelos europeus como Sião. Siamês é o mesmo que tailandês.

 

A antiga bandeira da Tailândia continha uma imagem de um elefante, animal símbolo do país. Por sinal, o elefante é um mamífero muito comum no Sudeste Asiático.

 

O budismo é praticado por 85% da população tailandesa. Há também minorias islâmicas e cristãs.

 

Bangkok, a capital tailandesa, é conhecida pelos seus inúmeros canais. Uma das atrações mais curiosas desses canais são os mercados flutuantes, em que comerciantes vendem frutas, legumes, verduras e até comida feita na hora em barcos.

 

Uma das festividades mais curiosas da Tailândia é o Festim dos Macacos, quando centenas de macacos ganham um banquete – constituído principalmente de frutas, com certeza – num templo da cidade de Lopburi.

 

Outra celebração curiosa é o Festival das Luzes, ou Loi Kratong, em que centenas de pessoas soltam pequenas balsas em formato de lótus nos rios. Feitos com folhas de bananeira, flores, incensos e velas, eles iluminam os rios e lagos onde são soltos. O Loi Kratong ocorre na segunda lua cheia do 12º mês do calendário tailandês.

 

Outro festival super interessante é o Yee Peng, onde a população da região de Chiang Mai solta lanternas feitas de papel de arroz nos rios e/ou balões ao céu. As imagens de centenas de pessoas soltando balões ao mesmo tempo costumam ocorrer em festas privadas, onde são oferecidos banquetes e cerimônias budistas aos participantes.

 

O esporte nacional da Tailândia é o muay thai, mais conhecido como boxe tailandês.

 

A cozinha tailandesa tornou-se famosa pela peculiar (ao menos para nós) mistura de sabores. Os tailandeses costumam misturar o salgado (como molho de peixe), o doce (açúcar, por exemplo), o amargo (vinagre e tamarindo) e o apimentado no mesmo prato.

 

Na Tailândia, não se utiliza de modo algum faca na mesa. Os restaurantes costumam oferecer apenas um garfo e um colher, com o detalhe de que as pessoas normalmente usam a colher para comer.

 

Se existe uma coisa comum tanto na Tailândia quanto em outros países asiáticos é a comida de rua. Encontrar qualquer prato da cozinha local em barracas instaladas na ruas é super fácil. O detalhe é que que quase todos esses pratos são preparados num tipo de panela chamada wok, erroneamente conhecida dos brasileiros como ideal apenas para fazer yakissoba.

 

Tocar a cabeça de alguém é considerado falta de educação na Tailândia.

 

Por falar em cabeça, você sabia que os tailandeses sempre mantém a cabeça abaixada para as pessoas mais velhas e autoridades?

 

Existe na Tailândia uma lei que proíbe pisar no dinheiro que estiver no chão. É que a moeda local possui imagens do rei, e “pisar nele” é considerado ofensivo pelos tailandeses. Aliás…

 

É estritamente proibido criticar ou depreciar a família real.

 

Em muitas cidades, é tradição tocar o hino nacional através de autofalantes. Quando isso ocorre, as pessoas se levantam e mantém sinal de respeito (é aconselhável que os turistas façam o mesmo, ou apenas mantenham o silêncio).

 

Demonstrações calorosas de afeto em público incomodam bastante os tailandeses, principalmente os mais velhos. Roupas indiscretas nos templos budistas e topless nas praias são absolutamente proibidos.

 

Apontar para algo ou alguém com os pés é visto como ofensivo. Aliás, nunca se sente com os pés em direção ao Buda quando estiver nos templos. Existem até placas em inglês explicando isso para os turistas (lembrando que elas também chamam a atenção para o decoro dos visitantes).

 

Assim como no Japão e outros países da Ásia, as pessoas sempre tiram os sapatos quando entram em casa. Ainda que você esteja usando roupas formais do tipo paletó e gravata, deverá tirar os sapatos na residência de um anfitrião. O mesmo vale para os templos.

 

Uma última curiosidade: apesar do clima tropical e da umidade quase insuportável, os tailandeses – principalmente as mulheres, cabe aqui frisar – não gostam de tomar sol. Estão sempre usando roupas de manga comprida, lenços, chapéus e sombrinhas/guarda-chuvas para se proteger dos raios solares. O motivo: a pele branca e sem manchas é considerada sinal de beleza e jovialidade entre esse povo.

 

Share: