A Suécia é um dos países mais desenvolvidos e igualitários do mundo. Mas o que você sabe sobre ela? Descubra 21 fatos peculiares, curiosos e interessantes sobre esse frio mas encantador país do norte da Europa.

 

Sverige/Suécia vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX

 

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca pode também ser vista nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

 

A Suécia ocupa o primeiro lugar do mundo no Índice de Democracia da revista The Economist e sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.

 

Países como Finlândia, Dinamarca e Noruega já fizeram parte da Suécia.

 

A última guerra em que a Suécia se envolveu ocorreu em 1814 contra a Noruega.

 

No norte do país, região do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o verão. Já no inverno, parece que a noite nunca tem fim.

 

Cerca de 85% da população sueca vive no sul do país, onde o clima é mais ameno. A cidade mais populosa é Estocolmo, a capital.

 

Entre as cidades mais populosas, podemos citar Gotermburgo, Malmo e Upsalla.

 

De origem germânica, a língua sueca é muito parecida como o dinamarquês e o norueguês.

 

A maior parte dos suecos fala uma segunda língua – inglês, principalmente.

 

A Suécia é um dos países com maior número de ateus do mundo. Apenas 18% da população acredita em algum tipo de deus.

 

A rainha Silvia é filha de brasileira, morou no Brasil e fala fluentemente o português. Um detalhe que os corintianos vão adorar: Silvia é torcedora do Corinthians.

 

Sobrenomes terminados em “son” e seu equivalente “sen” são muito comuns na Suécia. “Son” significa “filho”. Mikael Jacobson, por exemplo, seria “Mikael, filho de Jacob”.

 

A culinária sueca é parecida com a norueguesa e dinamarquesa. Os mais conhecidos são as almôndegas suecas, o salmão e a carne de rena (consumida principalmente no norte). Nos hotéis, são servidos os Smögasbord, uma mesa com vários tipos de iguarias.

 

Personalidades suecas: ABBA (grupo pop de grande sucesso nos anos 70), Roxette (grupo de sucesso nos 80), Stieg Larsson (autor da trilogia literária Millenium), Ingrid Bergman (atriz), Alfred Nobel (criador do prêmio que leva seu nome), Ingmar Bergman (cineasta), Lineu (biólogo), Greta Gargo (atriz), Dolf Lundgren (ator), Europe (grupo de hard rock), The Hives (grupo de rock), Yngwie Malmsteen (guitarrista), Björn Borg (tenista campeão de Wimbledon) e Santa Brígida (santa católica e padroeira da Suécia).

 

Muitos suecos consomem uma espécie de tabaco chamado snus (um tipo de tabaco oral úmido), que é colocado sob o lábio superior, em contato direto com a gengiva.

 

A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas.

 

Como em alguns países da Europa, os suecos não costumam usar cortinas em casa. É muito comum encontrar casas sem cortinas e… saber tudo o que acontece lá dentro.

 

Um lembrete: sempre que for entrar na casa de um sueco, tire os sapatos antes. Para não passar vexame, veja se suas meias não estão furadas.

 

O jornal mais antigo do mundo é o sueco Post och Inrikes Tidningar, publicado pela primeira vez em 1645.

 

O jogador brasileiro Garrincha teve um filho com uma fã sueca. Chamado de Ulf Lindberg, ele nasceu na cidade de Umea e hoje tem 48 anos de idade

 

A última curiosidade: você sabia que existe uma colônia de descendentes de imigrantes suecos no sul do Brasil?

 

Share: