A Inglaterra forma com a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte a Grã-Bretanha, ou Reino Unido.

 

O nome Inglaterra vem de “Eng Land” (England), que significa “Terra dos Anglos”. Para quem não sabe, os anglos foram uma das tribos de etnia germânica que ocuparam a parte sul da ilha da Britânia no final da dominação romana.

 

A população da Inglaterra é uma das mais heterogêneas do mundo. Os primeiros ingleses, no entanto, nasceram da união de povos como anglos, saxões, bretões e frísios, entre outros.

 

A Inglaterra corresponde à maior parte do Reino Unido. Fica ao leste do País de Gales e sul da Escócia. Sua população é de aproximadamente 51 milhões de habitantes.

 

A chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido e de governo, a primeira-ministra Teresa May (ano de 2018).

 

A Família Real Britânica pertence a uma dinastia chamada Casa Real de Windsor. Portanto, quando alguém falar da Casa de Windsor, estará automaticamente se referindo a ela.

 

O idioma inglês é o terceiro mais falado do mundo, perdendo apenas para o mandarim e o hindi. Mas, se levarmos em conta as pessoas que tem o inglês como segundo idioma, ele é, com folga, a segunda língua mais falada.

 

O francês já foi a língua oficial da Inglaterra durante quase 300 anos, de 1066 a 1362.

 

As pessoas fazem confusão entre as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido. A da Inglaterra consiste numa bandeira branca com a cruz de São Jorge (imagem acima). A do Reino Unido funde as cruzes das bandeiras dos países que dele fazem parte.

 

A Inglaterra se divide em condados como Norfolk, Essex, Surrey, Hampshire, Gloucestershire, Berkshire, Lincolnshire, Worcerstershire e Staffordshire, entre outros. Um detalhe “shire” significa condado.

 

Londres é a capital da Inglaterra (e da própria Grã-Bretanha). É também a cidade mais populosa, com mais de 7 milhões de habitantes.

 

Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium, no ano de 43 depois de Cristo. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium, mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”. Importante: Londinium foi capital da província romana da Britânia.

 

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, rivalizando com metrópoles como Nova York, Los Angeles e Paris. Lá é possível encontrar dezenas de comunidades: norte-americanos, franceses, latinos, árabes, indianos, chineses, paquistaneses, gregos, africanos, caribenhos e judeus, entre outras.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o lendário rei Arthur nunca foi rei da Inglaterra. Isso por que no tempo em que ele governou não existia o país que hoje chamamos de Inglaterra.

 

O Reino Unido é representado nas Copas do Mundo por quatro seleções: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Já nos jogos olímpicos, é representado por apenas uma comissão.

 

Assim como em todo o Reino Unido (e em alguns países como Austrália e Japão), o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

 

Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança.

 

Os ingleses são o povo que mais consome chá no mundo. Só para se ter uma ideia, eles consomem 22 vezes mais chá do que os norte-americanos. Eles não só gostam de misturar leite ao chá, como apreciam molhar biscoitos no líquido antes de comê-los.

 

Acredite se quiser, mas os ingleses adoram a culinária indiana. É possível encontrar pratos indianos em tudo quanto é lugar. Existem cerca de 9.500 restaurantes indianos em toda a Inglaterra.

 

O dramaturgo William Shakespeare (1564-1616) nasceu em Strafford-upon-Avon, na região de Birmingham, sul Inglaterra. Com apenas 23 mil habitantes, a cidade recebe anualmente milhões de turistas ávidos por visitar propriedades como a casa onde o dramaturgo nasceu e a igreja onde foi batizado e enterrado.

 

Outros ingleses famosos: John Lennon (músico), Paul McCartney (músico), George Harrison (músico), Ringo Starr (músico), Lord Byron (poeta), Eric Clapton (músico), Robert Pattinson (ator), Charles Chaplin (ator), Alfred Hitchcock (diretor de cinema), Graham Greene (escritor), Elizabeth Taylor (atriz), Phil Collins (músico), Sting (músico), Ozzy Osbourne (músico), Charles Darwin (cientista), Rowan Atkinson/Mr. Bean (comediante), Agatha Christie (escritora), Charles Dickens (escritor), Daniel Radcliffe (ator), Hugh Grant (ator), Mick Jagger (músico), Stephen Hawking (cientista).

 

Share: