Situada ao norte da América do Sul e vizinha de países como Brasil e Colômbia, a Venezuela possui em torno de 25 milhões de habitantes. Sua capital é Caracas. Descubra alguns fatos interessantes e curiosos sobre esse país, seu povo e seus costumes.

 

O nome oficial da Venezuela é República Bolivariana da Venezuela.

 

O nome oficial de Caracas, a capital, é Santiago de León de Caracas.

 

A versão mais aceita para o surgimento do nome Venezuela é a de que, ao chegar na região pouco tempo depois do descobrimento da América, o italiano Américo Vespúcio encontrou nativos cujas casas haviam sido construídas sobre estacas de madeira fixas no lago Maracaibo. Vespúcio achou que as construções eram semelhantes às da cidade de Veneza e, por isso chamou, a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza.

 

Além do hino, da bandeira e de outros símbolos comuns à maioria dos países, a Venezuela tem como símbolos nacionais uma árvore, uma flor e um pássaro. Típicos do país, a árvore é o araguaney (Tabebuia chrysantha), o pássaro é o turpial (Icterus icterus) e a flor, a orquídea (Cattleya mossiae).

 

Assim como no Brasil, a Venezuela é dividida em diversos estados e um distrito federal. Os estados mais populosos são Zulia, Miranda, Bolívar, Carabobo, Aragua e Lara.

 

O Brasil não é o único país com um estado chamado Amazonas. O Peru e a Venezuela também possuem estados com esse nome – que, aliás, fazem fronteira com a Amazônia brasileira.

 

As cidades mais populosas são Caracas, Maracaibo e Valencia.

 

A criminalidade é altíssima no país. Não foi sem motivos que Caracas foi incluída em primeiro lugar entre as capitais mais violentas do mundo em 2017.

 

Um dos nomes mais comuns na geografia venezuelana é Símon Bolívar, herói da independência do país. Além de um estado chamado Bolívar, existe uma cidade, uma montanha…. Aliás, a moeda venezuelana é o bolívar. E o nome atual do país é República Bolivariana da Venezuela. E o presidente Nicolás Maduro segue uma… CONTINUE A LEITURA

Share: