O nome oficial do país é República do Peru – República del Perú, em espanhol.

 

Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru. Uma das teorias mais difundidas é até certo ponto engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis teriam perguntado aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como resposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

 

Grande parte da população fala quíchua (ou quechua) e aimará, mas o idioma mais falado é o espanhol.

 

Tanto o quíchua quanto o aimará são línguas indígenas pré-colombianas. O quíchua era extensamente usado no Império Inca. Possui ainda hoje muitos falantes na Bolívia, no Equador e no Peru.

 

A população peruana é formada por descendentes de ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses.

 

A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos primeiros europeus. A grande maioria é mestiça.

 

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona com os europeus e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600 mil pessoas em 100 anos.

 

As maiores cidades peruanas são Lima (metrópole onde vive quase 1/3 da população do país), Arequipa, Trujillo, Cuzco, Chiclayo, Huancayo, Chimbote, Iquitos e Piura.

 

Você sabia que existe um estado peruano com o mesmo nome de um brasileiro? É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

 

E sabia que a moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)?

 

Uma das províncias que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, onde estão localizadas as misteriosas linhas de Nazca. As linhas são desenhos que, observados do solo, parecem não formar absolutamente nada. Só que, vistos do alto, a história é outra: eles revelam formas como a de uma aranha, um macaco e um beija-flor.

 

Uma curiosidade: muitas pessoas acreditam que as linhas de Nazca possuem origem extraterrestres. Outras não chegam a tanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos para os ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas?.

 

A faixa litorânea do Peru é árida, contrastando com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente.

 

Cuzco é capital da província de Cuzco. A palavra cuzco significa umbigo na língua quíchua. Assim como muitas cidades andinas, Cuzco fica acima, bem acima do nível do mar – mais precisamente a 3.400 metros de altitude.

 

Cuzco foi fundada pelos incas no século 9 depois de Cristo. A cidade foi arrasada por um terremoto em 1950, mas, curiosamente, boa parte das construções incas permaneceram de pé.

 

O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cuzco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

 

No idioma quíchua, Machu Pichu significa “velha montanha”. A cidade só foi descoberta em 1911 por um explorador norte-americano à serviço da National Geographic Society chamado Hiram Bingham.

 

A fim de pegar uma praia no Peru? Esqueça! Vindas da Antártida, as correntes marinhas que banham a costa peruana são extremamente geladas. O curioso é que, ao largo dela estão o litoral sul do Peru e Norte do Chile, a região mais seca do mundo.

 

Pela sua variedade de ingredientes e por seu irresistível sabor, a culinária peruana é uma das que mais despertam a atenção do mundo. O prato peruano mais conhecido é o ceviche.

 

Por falar em culinária, você sabia que existe mais de 3 mil variedades de batatas nos Andes?

 

A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. O picarone é normalmente acompanhado de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.

 

E já que falamos de comida, vamos falar também de bebidas. Você sabia que existe no Peru um refrigerante de cola chamado Inca Cola?

 

Querendo comprar uma malha de lhama? Prefira as de alpaca, que tem uma qualidade melhor e são menos ásperas. Elas são facilmente encontradas no Peru e em outros países andinos.

 

Share: