Você sabia que a língua falada no Irã possui parentesco com as línguas europeias? Sabia que os iranianos são descendentes dos antigos persas? Descubra a seguir algumas informações interessantes e curiosidades sobre esse país cuja capital é Teerã.

 

Irã significa “Terras dos Arianos”. Os arianos eram tribos de origem indo-europeia – ou seja, povos europeus e asiáticos com línguas até certo ponto semelhantes – que habitaram a região do atual Irã no terceiro milênio antes de Cristo e, de lá, se espalharam por Oriente Médio e Ásia.

 

Apesar de serem muçulmanos e viverem em um país asiático, os iranianos tem parentescos étnicos e linguísticos com os europeus, não com os árabes.

 

A língua falada no Irã é o farsi, uma língua do ramo indo-europeu. O farsi também é falado em boa parte do Afeganistão, Uzbesquistão, Turcomenistão e outros países da Ásia Central.

 

Uma curiosidade muito interessante: até hoje os iranianos usam a palavra ariano para se referirem a si mesmos como povo.

 

Até 1935, o Irã era conhecido no Ocidente como Pérsia.

 

O nome oficial do país atualmente é República Islâmica do Irã.

 

Os vestígios mais antigos de ocupação humana no atual território do Irã datam de mais ou menos 3.200 antes de Cristo. O primeiro registro sobre os povos de língua persa é de origem assíria e data de 834 antes da nossa era.

 

O antigo Império Persa nasceu da unificação de dois povos: os medos e os persas. Sob o comando de Ciro, o Grande e seus sucessores (Cambises, Dario, Xerxes…), o Império se expandiu do rio Indo aos atuais territórios da Palestina e Egito.

 

O Império Persa atingiu sua expansão máxima durante o reinado de Dario, quando chegou às portas da Grécia. Se não tivesse sido contido pelos gregos, esse Império teria uma extensão ainda maior. O atual Irã representa apenas 1/3 do que foi esse antigo império.

 

O Império caiu nas mãos do líder macedônio Alexandre, o Grande. Foi Alexandre quem, segundo contam, durante uma bebedeira, ordenou que o palácio imperial persa fosse incendiado. O incêndio se alastrou e atingiu grande parte da antiga cidade de Persépolis.

 

Continue a leitura…

Share: