Cuba não se resume a uma única ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

 

A população atual de Cuba é de 11 milhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos.

 

As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes – o que representa 1/5 da população do país.

 

Cuba foi descoberta pelo mesmo homem que descobriu a América: Cristóvão Colombo.

 

Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou em 1898, quando a Espanha, após ser derrotada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana, assinou o Tratado de Paris, que pôs fim à dominação ibérica na ilha.

 

Com a vitória na Guerra Hispano-Americana, Cuba passou a ser protetorado dos Estados Unidos. A influência norte-americana durou até 1959, quando o ditador Fulgencio Batista foi derrubado pela guerrilha comandada por Fidel Castro.

 

Cuba é atualmente um país socialista de partido único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008 quando, por motivos de saúde, ele renunciou e foi substituído pelo seu irmão Raúl Castro.

 

Até a sua saída de cena em 2008, Fidel Castro era Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista, Chefe de Governo, Chefe de Estado e Presidente da República.

 

Não existe liberdade de imprensa no país e praticamente todos os meios de comunicação são controlados pelo governo. No que se refere aos direitos humanos e à liberdade política, ainda existem presos políticos. A boa notícia é que ele diminuíram ao longo das últimas décadas. Enquanto que em 1978 havia 15 mil presos, em 2008 eles não passavam de 250.

 

O Estado cubano é ateu, mas aceita a liberdade religiosa. A religião com maior número de seguidores é o catolicismo romano. O interessante é que 17% da população é adepta da santeria, uma religião de… CONTINUE A LEITURA

Share: