Existem mais clubes de futebol no Brasil do que na Alemanha. A França produz mais de 400 tipos de queijos. Praias de nudismo são bastante comuns na costa do mar Mediterrâneo. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades interessantes e, em alguns casos, divertidas sobre a Europa.

 

A maioria dos habitantes do continente fala línguas do grupo indo-europeu – ou seja, línguas latinas (espanhol e português, por exemplo), germânicas (inglês e alemão) e eslavas (russo e búlgaro). Alguns, no entanto, falam línguas incomuns e que não são faladas em nenhum outro lugar do mundo, como o basco, o húngaro e o finlandês.

 

A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º Celsius.

 

O famoso bacalhau do Porto – muito consumido pelos brasileiros na Páscoa – é, na verdade, pescado no litoral da Noruega.

 

Você sabia que o prêmio Nobel da paz é concedido em Oslo, na Noruega? Os demais são entregues em Estocolmo, na Suécia.

 

Você sabia que existem mais de 400 variedades de pães e 1.500 de salsichas na Alemanha? Os alemães também adoram cerveja e podem consumir mais de 1.500 marcas no país.

 

Segundo a Federação Alemã de Futebol, existem mais de 25 mil clubes no país, com cerca de 6 milhões de membros. Não seria exagero dizer que a Alemanha é o verdadeiro país do futebol.

 

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

 

Assim como em todo o Reino Unido (e em alguns países como Austrália e Japão), o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

 

Durante passagem pelo Reino Unido, nunca chame uma pessoa que acabou de conhecer pelo primeiro nome. Esse tipo de tratamento só é permitido quando você tiver intimidade com a pessoa. Os britânicos preferem chamar alguém por Mr. Silva ou Mrs. Silva.

 

Britânicos odeiam pessoas que encostam demais, dão tapinhas nas costas e ficam tocando o seu interlocutor. Falar alto demais também é sinal de grosseria.

 

Você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

 

A democracia é super respeitada e o referendo, uma mania nacional suíça. Ainda existem cantões onde os moradores realizam votações em praça pública.

 

Os suíços possuem um armarinho para guardas os sapatos na entrada de casa. É que eles não costumam usar sapatos (e sandálias também) dentro de casa. Mesmo as visitas são obrigadas a tirar o sapato quando chegam na casa de um anfitrião suíço.

 

Você sabia que o único e autêntico champanhe (que, na verdade, é uma espécie de vinho espumante) é produzido na região de Champanhe-Ardenne, na França?

 

Queijos. Os franceses são grandes produtores e consumidores do produto. Existem mais de 400 variedades do produto no país. Alguns dos mais conhecidos: Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.

 

Ao contrário dos brasileiros, os franceses – assim como a população de vários países europeus, cabe aqui frisar – não escovam os dentes depois do almoço. O máximo que eles fazem é mascar um chiclete.

 

A cor azul da camisa da seleção italiana de futebol é a cor da monarquia – apesar da Itália não ser mais uma monarquia. Um lembrete: o azul também não é encontrado na bandeira italiana.

 

Quando estiver na Itália, não chame os italianos de italianos. O pessoal de Veneza gostam de ser chamados de venezianos; os romanos, de romanos; os napolitanos, de napolitanos…

 

Existe na localidade de Salemi, na ilha da Sicília, um museu sobre a máfia. É o primeiro museu do mundo dedicado ao assunto.

 

Acredite se quiser, mas existem mais de 300 tipos de massas na Itália (alguns dizem que são 450), cada uma com um molho diferente.

 

Acha que os brasileiros gesticulam muito? Pois você precisa ver os italianos. Além de gesticular bastante, eles falam tão alto que às vezes dão a impressão de que estão brigando. Mas tudo não passa de uma boa conversa entre amigos.

 

O tabaco é ainda bastante popular entre os italianos. A impressão dos brasileiros de primeira viagem é de que 9 entre 10 conterrâneos de Da Vinci fumam. Aliás, muitos preferem preparar o seu próprio cigarro. Compram o tabaco, o papel e fazem o cigarrinho sem nenhuma cerimônia.

 

Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro nova-iorquino do Queens recebeu esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

 

Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adotaram o Silva quando vieram para cá (provavelmente para manter o anonimato) e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para o Brasil.

 

Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h da tarde.

 

Ir num bar/restaurante e jogar guardanapos no chão é uma tradição que orgulha os espanhóis. Mas antes que você comece a chamar o pessoal de porco, saiba que para ele é sinal de que a casa é muito boa (as pessoas comeram muito e usaram muitos guardanapos).

 

Praias de nudismo ou topless. Comuns no litoral dos países banhados pelo Mediterrâneo, as praias de nudismo atraem milhares de simpatizantes. O topless é também bastante praticado no litoral de países como a Espanha. É possível encontrar mulheres de duas gerações da mesma família com os seios à mostra. E todo o mundo respeita.

 

A Romênia e a Moldávia são os únicos países da Europa oriental onde as populações falam uma língua de origem latina. Aliás, Romênia é o mesmo que Romana, referência a Roma.

 

As distâncias leste-oeste e norte-sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9 mil quilômetros de terras. A distância mínima entre norte e sul é de 2.500 quilômetros e a máxima, de 4.000 quilômetros.

 

Que Cristo Redentor, que nada! A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin.

 

As ciclovias fazem parte da paisagem europeia, mas nem tanto quanto na Holanda. Os holandeses usam a bicicleta para fazer compras, ir para o trabalho, visitar amigos e, claro, para o lazer.

 

Belgas adoram batata frita. Barracas de batatas fritas – chamadas por lá de fritkoten – são comuns em cidades como Bruxelas. Existe até um museu dedicado a esse tipo de alimento no país.

 

Os banheiros de países como Bélgica, Irlanda e Reino Unido, entre outros, não possuem lixeira. Os europeus de modo geral descartam o papel higiênico na privada e depois dão descarga.

 

Os islandeses têm o hábito de deixar os carrinhos de bebê do lado de fora de restaurantes e cafés. A impressão dos turistas desavisados é de que os bebês foram abandonados.

 

Os gregos consomem em torno de 21 quilos de azeite de oliva por pessoa ao ano, o que os coloca como os maiores consumidores do mundo. Só para efeito de comparação, os italianos consomem “apenas” 10 quilos.

 

Imagem acima: sauna na Finlândia

 

Share: