Encravada entre a Sibéria e a China, no centro do continente asiático, a Mongólia é um país escassamente povoado. Grande parte da população é nômade. Outra parte significativa vive em Ulan Battor, a capital. Percorra os tópicos a seguir e descubra algumas curiosidades surpreendentes a seu respeito.

 

Apesar de ser o 19º maior país do mundo, a Mongólia é escassamente povoada. Ela possui apenas 3 milhões de habitantes. A maior parte da população – em torno de 38% – está concentrada na capital Ulan Battor.

 

A maior parte dos habitantes são de etnia mongol (por volta de 90%). Existe uma minoria formada por uigures, cazaques, chineses e outros povos.

 

Cerca de 30% da população mongol é nômade ou semi-nômade.

 

Mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza. Calcula-se também que 30% dos mongóis sejam subnutridos.

 

A religião predominante é o budismo.

 

Ulan Battor significa “Herói Vermelho”.

 

A principal província chinesa fronteiriça com a Mongólia chama-se Mongólia Interior. A Mongólia Interior é uma das províncias mais escassamente povoadas da superpopulosa China.

 

O principal responsável pela baixada densidade demográfica da região é, sem sombra de dúvida, o clima. Os invernos são extremamente rigorosos. Só para se ter uma ideia, a temperatura média anual em Ulan Battor é de -5º Celsius. No verão, ela dificilmente passa dos 15º C.

 

O que torna o clima rigoroso não é apenas a localização geográfica do país (próximo da Sibéria), mas as cadeias de montanhas e planaltos, que dominam a… CONTINUE A LEITURA

 

Share: