A Ucrânia é o segundo maior país em área territorial da Europa, atrás apenas da Rússia. Ela fez parte da União Soviética até o final dos anos 1980, com a desintegração desse antigo país. Conheça detalhes sobre a história, composição étnica e cultura da Ucrânia nas linhas seguintes.

 

A Ucrânia é o sexto país mais populoso do continente europeu depois de Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

 

A maior parte da população é de etnia ucraniana (78%). O segundo maior grupo populacional é o russo (17%). Existem ainda minorias formadas por grupos étnicos como o romeno, o bielorrusso, o tártaro, o polonês, o búlgaro, o húngaro, o armênio e o grego.

 

Um detalhe bastante curioso sobre a população: a Ucrânia possui mais mulheres do que homens. São aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.

 

A população da Ucrânia está aos poucos diminuindo. Só para efeito de comparação, a população urbana era de 34 milhões de pessoas em 1990 e em 2010, de 31 milhões.

 

A língua mais falada é o ucraniano, uma língua de origem eslava e do grupo indo-europeu. As línguas eslavas são faladas no leste da Europa, em países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Croácia. O alfabeto usado no país é o cirílico ucraniano.

 

Devido à fertilidade de suas terras, a Ucrânia é por muitos chamada de celeiro da Europa. Não sem motivos, o país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo.

 

A moeda do país se chama grívnia.

 

A Ucrânia possui o segundo maior exército da Europa, ficando atrás apenas da poderosa Rússia.

 

O país é dividido em 24 províncias (chamadas de oblasts). As mais populosas são Donetsk, Dnipropetrovsk, Lviv e Odessa.

 

Recentemente anexada pela Rússia, a Crimeia era uma região autônoma de maioria étnica russa (quase 60% da população) situada entre o… CONTINUE A LEITURA

Share: