Kim Jong-un, o atual presidente da Coreia do Norte, é normalmente visto como um sujeito autoritário e excêntrico. Mas você conhece a biografia dele? Confira a seguir 25 fatos curiosos a respeito dessa figura que parece vestir sempre a mesma roupa. Você sabia, por exemplo, que ele pode ter ordenado o fuzilamento do próprio tio?

 

Kim Jong-un é filho de Kim Jong-iI e neto de Kim Il-sung, o primeiro líder comunista da Coreia do Norte.

 

Acredita-se que ele tenha nascido em 8 de janeiro de 1983.

 

Jong-un é o mais jovem dos três filhos de Kim Jong-il e sua terceira esposa, Ko Yong Hui.

 

Ele estudou em um colégio em Berna, na Suíça, entre 1996 e 2000.

 

Dizem que na época em que estudou na Suíça, era obcecado por basquete e videogames. Era também fã dos filmes de James Bond e Jean-Claude Van Damme.

 

Ainda de acordo com seus colegas de classe, uma das suas músicas prediletas era Brother Louie, do grupo de tecnopop alemão Modern Talking.

 

Ao contrário dos amigos de colégio, ele não vivia no alojamento estudantil. Morava num apartamento num bairro residencial, onde tinha diversos empregados à disposição para preparar “o que ele quisesse e quando quisesse”.

 

Tudo leva a crer que seja hipertenso e diabético. Além disso, sofre de gota (uma espécie de inflamação nas articulações).

 

Ele é fã inveterado de queijos e vinhos, que não abandona de jeito algum, mesmo quando os médicos dizem que precisa emagrecer. Aliás…

 

De acordo com a imprensa sul-coreana, ele teria engordado 30 quilos desde que chegou ao poder.

 

Em dezembro de 2014, assinou um decreto que proibia os pais norte-coreanos de darem aos filhos o seu nome.

 

Sabe-se que é casado com a cantora Ril Sol-ju desde 2009 ou 2010. O casal tem pelo menos uma filha, Kim Ju-Ae, nascida em 2013.

 

Pouco se sabe a respeito da primeira-dama norte-coreana, mas acredita-se que tenha sido cantora e líder de torcida – e viajado bastante para o exterior em virtude disso, cabe aqui frisar.

 

Além da esposa, Kim Jon-un deu visibilidade à irmã mais nova, nomeando-a membro do Partido dos Trabalhadores norte-coreano e levando-a a diversos eventos oficiais. O nome dela é Kim Yo-jong.

 

Acredita-se que tenha mandado matar o próprio irmão, Kim Jong-nam. O crime ocorreu no aeroporto de Kuala Lumpu, na Malásia, enquanto Jong-nam aguardava um voo para Macau. Este teria sido contaminado com uma substância chamada VX, uma versão altamente mortal do gás sarin.

 

Acredita-se também que ele tenha ordenado o fuzilamento do próprio tio, Jang Song-thaek, em dezembro de 2012. Por falar nisso…

 

A imprensa sul-coreana acusa Kim Jon-un de ser um ditador muito cruel. Os números não são oficiais, mas dizem que ele teria mandado fuzilar 140 pessoas desde que chegou ao poder.

 

Ele é amigo pessoal do ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman. Em 2014, jogou uma partida de basquete intitulada Big Bang Pyongyang com Rodman e outros ex-jogadores da NBA.

 

Desde que chegou ao poder, jamais viajou ao exterior ou recebeu visitas de qualquer chefe de Estado.

 

Assim como seu pai e avô, ele possui inúmeros títulos e nomes, entre os quais “Querido Líder”, “O General”, “Generalíssimo” e “Líder Supremo”.

 

The Union, um site de humor, divulgou recentemente que Kim Jon-un foi eleito o homem mais sexy da atualidade e, acredite se quiser, a imprensa chinesa acreditou totalmente na brincadeira.

 

Um salão de beleza de Londres, no Reino Unido, utilizou uma foto do ditador norte-coreano para dar um exemplo de um cabelo ruim. A embaixada da Coreia do Norte protestou, mas o dono do salão fez pouco caso e continuou exibindo a foto.

 

Não se sabe se é verdade ou apenas boato, mas dizem que é proibido sorrir no dia 8 de julho, data da morte de Kim Il-sung, pai de Kim Jon-un. Os norte-coreanos também não podem ingerir álcool nesse dia.

 

Embora tenha diversas vezes ameaçado detonar um guerra nuclear contra Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, ele recebeu um prêmio de um fundação educativa da Indonésia pela “paz, justiça e humanidade”.

 

Existe um grupo musical feito apenas para agradar os gostos do líder norte-coreano. Chamada de Morabong, ela é formada por 20 mulheres. Um detalhe: são todas profissionalíssimas. Elas tocam violino, bateria e piano, entre outros instrumentos.

 

Fontes: Wikipédia, Huffpost Brasil, O Globo, GQ, Mega Curioso, Época.

 

Share: