Santo padroeiro da Inglaterra, da cidade de Barcelona e do time do Corinthians, São Jorge é um dos santos mais venerados entre os católicos. Nascido na região da Capadócia, Turquia, ele possui um vasto número de lendas ao seu redor. Descubra nas linhas a seguir um rol de curiosidades e fatos inacreditáveis a seu respeito.

 

Jorge foi um soldado romano do século IV que se negou a acatar a ordem de perseguir cristãos dada pelo então imperador Diocleciano. Tamanha audácia fez com que fosse torturado e, em seguida, decapitado. Sua história se tornou conhecida graças aos soldados romanos, que a espalharam pela Europa.

 

Acredita-se que Jorge tenha nascido no ano 275 na região da Capadócia, atual Turquia.

 

O dragão contra o qual o santo é comumente visto lutando representa o diabo. Reza a lenda que uma cidade oferecia jovens em sacrifício à besta e quando uma princesa foi oferecida para ser sacrificada, foi salva pelo santo, que também convertera toda a população do lugar.

 

Não se sabe se São Jorge costumava montar um cavalo branco no Império Romano, mas diz a lenda que foi galopando esse tipo de animal que o santo teria vencido o dragão.

 

São Jorge começou a ser apresentado como um santo com vestes militares e espada em punho somente no século XI, no antigo Império Bizantino, na ocasião em que este passou a ser governado por uma aristocracia militar.

 

São Jorge é o santo padroeiro de países como Portugal, Sérvia, Geórgia, Lituânia, Bulgária e Etiópia. É também padroeiro das seguintes cidades: Barcelona, Londres, Moscou, Gênova e Beirute, além da brasileira Ilhéus.

 

São Jorge é também padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

 

São Jorge é o santo padroeiro do time paulista do Corinthians, que em 1926 inaugurou sua sede justamente num bairro da Zona Leste chamado Parque São Jorge.

 

Jorge de Capadócia é o título de uma música do brasileiro Jorge Ben Jor, regravada por diversos artistas. Ele é também citado na música Alma de Guerreiro, de Seu Jorge, e Flash of the Blade, da banda britânica Iron Maiden.

 

Na umbanda, São Jorge é associada a Ogum, o orixá guerreiro, que protege contra as guerras e demandas espirituais negativas.

 

A cruz vermelha da bandeira inglesa é a cruz de São Jorge, em homenagem ao santo. Um detalhe interessante: sobreposta por outras cruzes, ela forma a bandeira do Reino Unido.

 

Em 1963, o papa Paulo 6º rebaixou São Jorge para a terceira categoria de santos do catolicismo, só que em 2000 o papa João Paulo II resgatou a sua importância dentro da igreja.

 

Pode ser que você não lembre, mas São Jorge foi homenageado numa novela global das 21h, exibida em 2012, chamada justamente Salve Jorge.

 

Consta que os restos mortais de São Jorge estariam na cidade de Lod, em Israel, onde fica a igreja ortodoxa de São Jorge.

 

O dia dedicado a São Jorge é 23 de abril. A data é uma referência ao provável dia da morte do santo, ocorrida no ano 303.

 

Fonte: Wikipédia, Mega Curioso, Superinteressante, BOL.

 

Share: