Nenhuma relíquia católica é mais envolta em mistério do que o Santo Sudário. Exposto na catedral de Turim, ele atrai milhares de devotos e curiosos todos os anos. Mas você sabia que o homem retratado no Sudário possuía em torno de 1,80 metro de altura? Percorra as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades e fatos inacreditáveis sobre o Sudário.
O Sudário de Turim ou Santo Sudário está exposto na catedral de Turim, capital e maior cidade da região de Piemonte, na Itália. Turim possui em torno de 2 milhões de habitantes em sua área metropolitana. É conhecida por ser a sede mundial da fabricante de automóveis FIAT.
O Sudário é um tecido de linho com manchas de água, sangue e tecido queimado com 4,36 metros de altura e 1,10 metro de largura.
O Sudário é conhecido por estampar a imagem de um homem de barba e aparentemente com sinais de crucificação. Para os devotos, ele teria envolvido o corpo de Jesus depois que foi retirado da cruz.
A primeira menção ao Sudário data de 1389, quando, em uma carta ao papa Urbano VI, um bispo francês chama a atenção para o tecido. Ele destaca: “As pessoas insistem que se trata do Sudário, mas sei que o linho foi pintado à pena”.
O detalhe é que durante a Idade Média adorava-se qualquer objeto que tivesse relação com a história e o corpo de Jesus. Diversas comunidades afirmavam abrigar essas supostas relíquias. A manjedoura era propriedade da igreja de Santa Maria Maior, em Roma. A basílica de São João Latrão, também em Roma, dizia ser proprietária do… CONTINUE A LEITURA