Quer viver com saúde? Quer também ter uma vida longa? Então, preste atenção no texto abaixo e veja como atitudes e hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção e cura de enfermidades e no crescimento da sua expectativa de vida. Algumas receitas são curiosas, mas muito interessantes.

 

Para ter saúde e vida longa você precisa:

 

EVITAR OS ATAQUES DE RAIVA – A raiva pode dobrar o risco de sofrer enfarto, pelo menos é o que dizem dois estudos, um da Universidade Harvard e outro da Universidade Duke, ambas dos Estados Unidos. Segundo o pesquisador Murray Mittleman, de Harvard, a hostilidade pode prejudicar a saúde corporal e provocar a liberação de hormônios que causam danos ao coração. E se você já teve um enfarto, veja a opinião dos pesquisadores do Hospital Henry Ford, em Detroit, Estados Unidos: pessoas que tem ataques de raiva ter maior risco de sofrer um segundo enfarto. Portanto, pense duas vezes antes de distribuir palavrões, socos e pontapés por aí.

 

LIBERAR AS SUAS EMOÇÕES – É certo que sair dando socos e pontapés por aí prejudica a saúde. Por outro lado, manter as emoções reprimidas também aumenta o risco de problemas do coração. Pessoas que reprimem as emoções tem risco quatro vezes maior de ter ataques cardíacos, palavra da Associação Americana do Coração.

 

EVITAR A ANSIEDADE – Mais da metade dos sintomas de doenças não tem origem orgânica, afirmam pesquisadores britânicos. Elas são chamadas “doenças do stress” e geralmente são frutos da ansiedade dos pacientes.

 

SER CARINHOSO – A carícia é realmente essencial. É isso mesmo: carícias podem ajudar, por exemplo, no desenvolvimento dos bebês. Palavra da Universidade de Wolverhampton (Grã-Bretanha). Bastam 20 minutos de carícias diárias. E mais: distúrbios como ansiedade e depressão são menores entre pessoas que ajudam os outros e são carinhosas, sugerem os pesquisadores da Universidade de Massachussetts, nos Estados Unidos. Agora, veja essa: a carícia também pode aumentar a produtividade dos tomateiros. Uma pesquisa bastante curiosa demonstrou que tomates que receberam palavras de carinho produziram 250% mais.

 

TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO – Uma pesquisa norte-americana constatou que os animais de estimação fazem realmente bem aos donos. Segundo ela, aqueles que possuem animais conseguem manter a pressão sob controle com mais facilidade e ainda tem maiores chances de sobreviver a um enfarto.

 

TER AMIGOS – Quanto mais vida social uma pessoa possuir, mais alta será a sua resistência às doenças. Essa é a conclusão de dois estudos, um feito pela Universidade Carnegie Mellon e outro pela Universidade de Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos. Ao contrário da pessoas sociáveis, as solitárias são mais propensas a adoecer, inclusive a pegar resfriados. Outra pesquisa, dessa vez feita com idosos na Austrália e divulgada no site BBC Brasil mostrou que ter amigos prolonga a vida. Os pesquisadores citados pela BBC acreditam que os amigos encorajam os idosos a cuidar mais da saúde e ajudam a reduzir a depressão e a ansiedade nos momentos difíceis.

 

CURTIR A FAMÍLIA, OS AMIGOS, A PELADA DE FINAL DE SEMANA… – Situações de felicidade doméstica, momentos de lazer, enfim, os pequenos prazeres podem fortalecer o sistema imunológico do organismo. É o que indica um estudo defendido pela Universidade Estadual de Nova York. Ao contrário, as situações de stress podem prejudicar e muito a saúde da pessoa.

 

DORMIR – Uma investigação criteriosa do Departamento Estadual de Serviços de Saúde da Califórnia constatou que as pessoas que dormiam seis ou menos horas por dia tinham uma taxa de mortalidade 70% maior do que as que dormiam mais de oito horas. Portanto, se é uma vida saudável e longa que você deseja, procure dormir bem.

 

PARTICIPAR DE ATIVIDADES CULTURAIS – Ir a uma exposição de arte, assistir shows musicais e manter o hábito da leitura podem aumentar a resistência do sistema imunológico e a combater doenças, palavra da revista British Medical Journal. O projeto de arte-terapia do Hospital das Clínicas de São Paulo é ainda mais enfático: a arte (pintura, escrita, música e dança) ajuda a aliviar a ansiedade, a aumentar a autoconfiança dos pacientes e a recuperar pessoas com problemas físicos e emocionais.

 

DANÇAR, DANÇAR, DANÇAR – A dança é uma boa auxiliar na recuperação de crianças e adultos com dificuldade de socialização e na cura de pessoas com dificuldades de expressar emoções, afirma o pesquisador norte-americano Fran Levy. Mais do que isso, ela é recomendada no tratamento da tensão e do stress por diversos médicos brasileiros.

 

CANTAR, CANTAR, CANTAR – Tocar instrumentos ou fazer aulas de canto evita doenças cardíacas, stress, nervosismo, insônia e dores de cabeça, revela uma matéria publicada na revista brasileira Vida e Saúde de 1992. Mesmo o simples ato de ouvir música pode ser benéfico, palavra do pesquisador Greg Oldham, da Universidade de Illinois. Segundo ele, a música ajuda a aumentar a sensação de bem estar e, acredite, até o rendimento no trabalho.

 

FAZER SEXO – Nas palavras de um pesquisador do assunto, o médico David Weeks, do Hospital de Edimburgo (Escócia), ter uma vida sexual plenamente satisfatória ajuda a retardar a velhice e a manter o organismo saudável. Outras pesquisas feitas nos Estados Unidos, comprovaram que fazer sexo estimula o intestino a funcionar melhor, melhora o funcionamento do coração, diminui a tensão pré-menstrual e até aprimoram as funções cerebrais.

 

RIR, RIR E RIR MUITO – Pesquisadores da Escola de Saúde de Loma Linda, na Califórnia, constataram que rir faz bem ao sistema imunológico e neuroendócrino. Uma pesquisa da Universidade Stanford vai ainda mais longe. Segundo ela, rir melhora a circulação sanguínea, acelera favoravelmente os batimentos cardíacos e trabalha os músculos abdominais.

 

SER OTIMISTA – Estudos feitos nos Estados Unidos indicaram que pessoas otimistas suportam melhor a dor e restabelecem mais rapidamente a saúde. De acordo com uma pesquisa do Instituto Delfland de Saúde Mental, na Holanda, os otimistas tem menos riscos de morrer de derrame cerebral e doenças do coração. Se puder, evite ser um pessimista crônico. Pesquisadores do Centro Americano de Estatísticas da Saúde descobriram que os pessimistas tem uma vez e meia mais chances de morrer de problemas do coração.

 

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS – Estudos demonstram que mesmo exercícios leves como a caminhada e a ioga ajudam a manter o corpo em forma e a preservar a saúde. Veja o que diz a revista brasileira Saúde é Vital: “A vida sedentária aumenta os riscos de problemas cardiovasculares, câncer, osteoporose, obesidade e ainda deixa a pessoa estressada e sem pique para enfrentar a vida; quem pratica alguma atividade física e adota uma dieta balanceada e saudável consegue parecer bem mais jovem e afasta o risco de morte prematura.

 

SER SOLIDÁRIO – Pessoas com 60 anos ou mais que fazem trabalhos voluntários com regularidade são mais felizes e saudáveis, concluíram pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida. Os distúrbios psicológicos são menores entre pessoas solidárias, diz outro estudo, dessa vez conduzido pela Universidade de Massachussets. Portanto, se quiser ter uma vida saudável, não esqueça de cuidar de si e dos outros.

 

E, por último… o que todo o mundo sabe: para ter uma vida saudável e longa, você precisa…

 

…MANTER UMA DIETA BALANCEADA E SAUDÁVEL!!!

 

(Fontes: jornal O Estado de São Paulo, jornal Folha de São Paulo, jornal Diário do Grande ABC, Jornal da Tarde, revista Veja, revista Super Interessante, revista Seleções, revista Globo Ciência, revista Boa Forma, revista Saúde é Vital, site BBC Brasil, site Último Segundo)

Share: