O que a doença de chagas, hanseníase e cólera, entre outras doenças, possuem em comum? Todas são transmitidas por parasitas. Descubra nas linhas a seguir algumas informações curiosas sobre essas criaturas que vivem às custas de outros seres vivos. Algumas são horríveis, e você irá se surpreender.

 

O termo parasita veio do grego “parásitos”, que significa, “aquele que come na mesa de outro”.

 

Segundo a Wikipédia, parasitas são organismos que vivem às custas de outros, seres que normalmente prejudicam o seu hospedeiro num processo chamado parasitismo. Parasitas dependem de outros seres para sobreviver. Mas é bom lembrar que…

 

Nem toda a associação entre dois seres vivos é prejudicial ao hospedeiro. O cupim, só para citar um exemplo, possui em seu intestino uma espécie de protozoário que o auxilia a digerir a celulose da madeira, formando uma associação conhecida como simbiose.

 

Os efeitos do parasitismo podem às vezes ser pequenos. É o caso dos piolhos que, na maioria dos casos, provocam apenas coceiras no hospedeiro.

 

Parasitas podem ser transmitidos de várias maneiras: picadas de insetos, água e alimentos contaminados, mãos sujas, contato com objetos usados por pessoas contaminadas e contato pessoal.

 

As doenças transmitidas por parasitas são chamadas… CONTINUE A LEITURA

Share: