Quando começou a exibir sua primeira novela de origem turca, a Band não imaginou que fosse fazer tanto sucesso. Pois Mil e Uma Noite não apenas foi bem recebida, como motivou a emissora a importar outras produções. Uma delas foi Fatmagul. Percorra as linhas a seguir e veja algumas curiosidades sobre esse assunto.

 

Tanto Mil e Uma Noites quanto as demais produções turcas exibidas na América Latina foram originariamente lançadas como séries. Elas são exibidas uma vez por semana em seu país de origem.

 

A primeira série turca exibida na América Latina foi Mil e Uma Noite. Os executivos das emissoras consideraram arriscado exibir produções de um país com uma cultura diferente, até que um chileno resolveu arriscar. O sucesso foi imediato, motivando outras emissoras a fazerem o mesmo.

 

Mil e Uma Noite foi também a primeira produção turca exibida no Brasil, em 2014. Inspirada pelo excelente retorno em outros países da América Latina, a Band resolveu importá-la e colocá-la no ar depois do Jornal da Band.

 

Mil e Uma Noite mais do que dobrou a audiência da Band no horário, levando a emissora a apostar em outra produção turca. Fatmagul, a segunda novela, estreou antes dos últimos capítulos de Mil e Uma Noite entrarem no ar.

 

Além da América Latina, as séries turcas são exportadas para o leste europeu, Oriente Médio e países da Ásia Central.

 

A novela Fatmagul – A Força do Amor foi exibida entre os anos de 2010 e 2012 na Turquia com o título Fatmagül’ün Suçu Ne (em português, algo como “Qual a culpa de Fatmagul?”).

 

As protagonistas de Fatmagul e Amor Proibido foram interpretadas pela atriz Beren Saat, que é famosa na Turquia também por seu papel na versão local da série norte-americana Revenge.

 

Tanto Beren Saat quando Engin Akyürek – o ator que interpretou o personagem Kerim, o parceiro de Fatmgül – foram revelados por meio de um reality show sobre novos talentos na dramaturgia.

 

As séries turcas abordam temas considerados tabus naquele país, como o sexo fora do casamento, o estupro e os casamentos forçados. As tramas são bastante dinâmicas, com acontecimentos e reviravoltas espetaculares entre um capítulo e outro.

 

A série escolhida para substituir Fatmagül foi Sila – Prisioneira do Amor, sobre uma menina que é vendida por seus próprios pais para uma família rica.

 

Sila – Escrava do Amor foi escolhida para substituir Ezel, uma produção de sucesso relativo na América Latina. Em alguns países, as emissoras chegaram a trocar Ezel de horário em virtude da baixa audiência.

 

Sila – Prisioneira do Amor e Ezel foram protagonizadas pela atriz Cansu Dere. Ela é filha de imigrantes gregos e búlgaros.

 

Além de Mil e Uma Noites e Fatmagül – A Força do Amor, os latino-americanos puderam assistir as produções Sila – Escrava do Amor, O Sultão e Karadyi.

 

Exibida no Brasil em 2018, Amor Sem Fim (Kara Sevda, no original em turco), conseguiu bater uma produção da Rede Globo e conquistou o prêmio Emmy Internacional de melhor novela, em 2017.

 

Fontes: Wikipédia, Band.com, UOL, G1.

 

Imagem acima: atores da novela Fatmagul

 

Share: