Principal emissora de TV mexicana, a Televisa é responsável por alguns dos maiores sucessos do humor na TV brasileira: Chaves e Chapolin. É também responsável por inúmeras novelas que aqui fizeram sucesso, entre as quais Maria do Bairro, Carrossel e A Usurpadora. Veja algumas curiosidades e fatos inusitados sobre essa produtora e emissora nos tópicos abaixo.
Fundada em 1973, a Televisa é um conglomerado de mídia mexicano surgido com a fusão da Televisión Independiente de México (TV TIM) com o Telesistema Mexicano (XHTM).
A Televisa é atualmente a quinta maior cadeia de TV do mundo. Não se trata de um único canal, mas de um conjunto de quatro canais. O principal é o Canal de Las Estrellas.
O Las Estrellas é assistido diariamente por cerca de 85 milhões de pessoas apenas no México, e mais 10 milhões no exterior.
Fundado em 1951, o Las Estrelas é mais antigo do que a própria Televisa. Sua primeira novela foi Senda Prohibida, exibida em 1958.
A novela mais longa foi El Amor Tiene Cara de Mujer, com 760 capítulos e escrita em 1971.
Uma das das novelas mais vendidas para o exterior foi Maria Del Barrio (Maria do Bairro, em português), com a cantora e atriz Thalía no papel principal. Ela foi apresentada em 182 países.
Levada ao ar no início dos anos 1990, a primeira versão da novela Carrossel era baseada numa produção argentina chamada Jacinta Pichimahuida, la Mestra que no se Olvida.
A primeira novela mexicana a entrar no ar no Brasil através do SBT foi Os Ricos Também Choram, exibida em 1980.
As novelas mexicanas mais reprisadas pelo SBT foram Maria do Bairro e A Usurpadora, cada uma com cinco exibições.
A Usurpadora é uma adaptação de uma radionovela cubana. A primeira vez que ela foi levada para a televisão foi durante os anos 1970, na Venezuela.
Os custos de uma novela da Televisa são cerca de três vezes menores do que uma da novela da Globo. O elenco também é bem menor do que o de uma novela global.
Enquanto a Rede Globo produz três novelas simultaneamente, a Televisa produz 10.
Um dos produtos de maior sucesso da Televisa foi o seriado El Chavo del Ocho/Chaves, que estreou em junho de 1971.
Acredite se quiser, mas trabalham 400 profissionais nos bastidores de cada novela.
Na época em que entrou no ar pela primeira vez, o seriado El Chavo del Ocho/Chaves era um quadro do programa Chespirito.
Roberto Gomez Bolaños, criador e intérprete de Chavez, foi funcionário da emissora durante 40 anos.
Outro canal importante do grupo Televisa é a FOROtv, uma emissora especializada em jornalismo (algo como a GloboNews de lá).
O Canal 5 é um canal voltado para desenhos, séries e filmes norte-americanos. A produção noturna é quase toda voltada para os jovens.
O Gala TV é um canal versátil que exibe reprises de novelas, séries, esportes e uma programação variada.
A principal concorrente da Televisa no México é a TV Azteca.
O grupo proprietário da Televisa é também dona de três times de futebol, além do famoso estádio Azteca, na Cidade do México.
Fontes: Wikipédia, Vivendo en el Mexico, Mundo Estranho, Jornal da Record.