Qual foi a primeira novela da TV brasileira? Qual a mais longa? Qual conquistou a maior audiência? E qual o mais trágico incidente ocorrido durante as gravações de uma novela? Descubra as respostas e veja algumas curiosidades sobre as novelas nas linhas abaixo.

 

Antes do surgimento da telenovela, os brasileiros costumavam assistir – ou melhor, costumavam ouvir – as radionovelas. A primeira radionovela a entrar no ar foi Em Busca da Felicidade, transmitida pela Rádio Nacional em 1951.

 

Com a inauguração da TV Tupi, primeira emissora do Brasil, em 1950, foram ao ar os teleteatros. Encenados ao vivo, os teleteatros são considerados precursores da telenovela.

 

O gênero telenovela surgiu no Brasil ainda em 1951. A pioneira foi Sua Vida Me Pertence, exibida na extinta TV Tupi.

 

Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster, Sua Vida Me Pertence permaneceu no ar de novembro de 1951 a fevereiro de 1952. Como não existia vídeo-tape na época, os capítulos eram exibidos ao vivo duas vezes por semana. Foram apenas 15 capítulos.

 

Sua Vida Me Pertence foi a primeira novela a exibir um beijo na televisão brasileira. Mas engana-se quem pensa que foi um beijo ardido e cheio de luxúria, pois não passou de um simples selinho.

 

Você sabia que o ator Lima Duarte trabalhou em Sua Vida Me Pertence? Lima é um dos mais antigos profissionais da TV brasileira e um dos atores que mais trabalharam em telenovelas.

 

A primeira novela a ter exibição diária no Brasil foi 2-5499 Ocupado, na antiga TV Excelsior, em 1963. Foi em 2-5499 Ocupado que os atores Glória Menezes e Tarcísio Meira formaram um dos pares românticos mais conhecidos da dramaturgia.

 

A primeira novela com um protagonista negro foi Os Anjos Não tem Cor, de Ribeiro Filho, e com direção de Cassiano Gabus Mendes, exibida pela Tupi, em 1953. Os Anjos Não Tem Cor apresentou o ator Arnaldo Lima como o primeiro negro com um papel principal na TV brasileira.

 

A primeira gravada em vídeo-tape foi Gabriela, Cravo e Canela, exibida na TV Tupi no ano de 1961.

 

Já a primeira com uma hora de duração foi Os Miseráveis, produção da Bandeirantes de 1967. Antes disso, as novelas tinham, no máximo, meia hora.

 

Janete Clair escrevia novelas para o rádio antes de trabalhar como autora de folhetins para a TV. Sua estreia no rádio foi com Perdão, Meu Filho, escrita em 1956. A estreia na TV ocorreu na década de 60 com O Acusador e Paixão Proibida.

 

Para muitos especialistas em telenovelas, Janete Clair foi uma das maiores autoras do gênero. E não sem motivos! Tramas como Irmãos Coragem e Selva de Pedra tiveram finais com quase 100% de audiência, algo impossível nos dias atuais.

 

Você sabia que Janete Clair foi casada com o também novelista Dias Gomes, autor de O Bem-Amado e Saramandaia?

 

A primeira novela em cores foi O Bem Amado, exibida pela Globo, em 1973.

 

Outro detalhe sobre O Bem Amado: a produção com os inesquecíveis personagens Zeca Diabo e Odorico Paraguaçu foi a primeira novela brasileira a ser exibida no exterior.

 

Considerada um marco na história da teledramaturgia, O Direito de Nascer (1964) teve o final exibido ao vivo no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

 

Irmãos Coragem foi, ao lado de Redenção, Os Imigrantes e O Machão, uma das novelas mais longas da TV brasileira. A trama levou um ano para sair de cartaz.

 

Exibida em 1976 pela Rede Globo, A Escrava Isaura foi a novela com o maior número de reproduções: cinco. Foi também por muito tempo a novela brasileira de maior sucesso no exterior. A Escrava Isaura foi vendida para 80 países.

 

A novela brasileira que mais sucesso fez no exterior – inclusive em países de primeiro mundo – foi… CONTINUE A LEITURA

Share: