Transmitido no Brasil pela antiga TV Manchete, o programa Acredite Se Quiser fez bastante sucesso por aqui. Mostrava fatos, lugares, animais e pessoas que chamavam a atenção por algum aspecto curioso. Saiba mais sobre o ASQ e descubra algumas curiosidades a seu respeito.
O nome original do programa Acredite se Quiser era Ripley’s Believe It or Not.
Ripley’s Believe It or Not era originalmente uma coluna (na verdade, uma série de cartoons) sobre curiosidades publicada em centenas de jornais mundo afora.
O sucesso do Ripley’s Believe It or Not foi tamanho que a coluna acabou se transformando em programa de rádio e, mais tarde, em série de televisão transmitida pela rede ABC e apresentado pelo ator norte-americano Jack Palance.
Transformado em Acredite se Quiser no Brasil, o Ripley’s Believe It or Not foi transmitido pela antiga TV Manchete na segunda metade dos anos 80.
A versão mais recente de Ripley’s Believe It or Not/Acredite se Quiser foi produzida pela emissora TBS entre os anos de 2000 e 2003.
Robert Ripley foi um explorador e antropologista amador norte-americano que tinha mania de colecionar curiosidades e objetos bizarros de suas viagens. Foi o responsável pela coluna de jornal que deu origem à série.
Robert Ripley foi (e ainda é) uma das poucas pessoas que conheceram praticamente todos os países do mundo.
O programa de rádio de Ripley permaneceu no ar nos Estados Unidos por nada menos que 18 anos.
Os cartoons, o programa de TV e o livro com suas curiosidades fizeram com que Ripley fosse eleito o homem mais popular dos Estados Unidos em 1936.
O legado de Robert Ripley foi mantido através da Riplay Entertainment, empresa que administra publicações, shows, séries de televisão e, acredite se quiser, uma franquia de museus de bizarrices e curiosidades chamada justamente de Ripley’s Believe It or Not.
O primeiro museu de Ripley foi o Odditorium, na cidade de Chicago, inaugurado no ano de 1932. Essa espécie de “museu das curiosidades” teve (e ainda tem!!!) franquias em diversas cidades do mundo, como San Francisco, Nova Iorque, Orlando, Atlantic City, Toronto, Cidade do México e Londres. Um dos mais novos museus Ripley’s Believe It or Not é justamente o de Londres.
Os museus da franquia Ripley’s Believe It or Not recebem mais de 12 milhões de visitantes por ano.
A coleção de bizarrices e curiosidades de Robert Ripley inclui em torno de 100 000 cartoons, 30 000 artefatos e 20 000 fotografias. Grande parte dessas fotografias eram enviadas para Ripley pelos fãs da franquia.
Entre as curiosidades dos museus da franquia Ripley’s Believe It or Not estão uma vaca de duas cabeças, um boneco representando o homem mais gordo do mundo (o cara pesava mais de 400 quilos), uma cabeça humana mumificada…
Robert Ripley morreu ainda jovem, aos 55 anos, de um ataque cardíaco.