O território de Sergipe é pequeno, mas abriga um grande número de riquezas. Possui patrimônio histórico, paisagens naturais e riqueza cultural de fazer inveja. Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades a seu respeito. Você vai querer conhecê-lo.

 

A palavra Sergipe veio do idioma tupi e significa “no rio dos siris”.

 

Sergipe é a menor entre as 27 unidades federativas brasileiras. É também um dos estados menos populosos, com apenas 2,2 milhões de habitantes.

 

A capital de Sergipe é Aracaju. A sua região metropolitana compreende ainda os municípios de Barra do Coqueiro, Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão.

 

Um terço da população sergipana vive na região metropolitana de Aracaju. Aliás…

 

Você sabia que Aracaju é uma das cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste?

 

A principal atividade agrícola do estado de Sergipe é o cultivo da cana-de-açúcar. Além de cana-de-açúcar, o produtos mais cultivados são a mandioca, a laranja e o coco.

 

Um dos pratos mais conhecidos do interior sergipano é a paçoca, que leva carne seca socada com farinha de mandioca. Já a culinária do litoral têm como principais pratos a moqueca de pitu, a caranguejada e o surubim.

 

A carne de caranguejo é bastante consumida não apenas na costa sergipana, mas em todo o litoral nordestino. O animal é muitas vezes servido inteiro, cabendo aos comensais quebrar a carapaça.

 

O folclore sergipano possui influências europeias, indígenas e africanas. As principais manifestações são o parafuso, o reisado, o lambe-sujos, o caboclinhos, o guerreiros e, principalmente, as festas juninas.

 

As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas simbolizam os cinco principais rios locais (veja imagem acima).

 

Um dos principais pontos de atração turística de Sergipe é o cânion do Xingó, na divisa com Alagoas. Os turistas podem passear de barco pelo rio São Francisco e admirar as formações rochosas do lugar. Se quiser, pode ainda visitar a vizinha usina hidrelétrica e Xingó.

 

No litoral, um dos mais irresistíveis pontos de atração turística é Mangue Seco. Com suas belas praias e dunas de areias claras, Mangue Seco é uma paisagem sem igual. Em tempo: as suas dunas foram cenário da novela Tieta, exibida pela Rede Globo no início dos anos 1990.

 

Fontes: Wikipédia, Sua Pesquisa, R7, TripAdvisor e Click Sergipe.

Share: