Florianópolis é a capital e principal cidade do estado de Santa Catarina. Atrai todos os anos milhões de turistas ávidos por conhecer suas praias e sua vida noturna. Conheça nas linhas a seguir detalhes curiosos sobre sua história, geografia e, principalmente sobre suas atrações turísticas.

 

A cidade de Florianópolis foi fundada com o nome de Nossa Senhora do Desterro.

 

A região metropolitana de Florianópolis é formada pelos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

 

As cidades mais populosas da região onde está a capital de Santa Catarina são Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

 

Ao contrário do que muitos pensam, Florianópolis não é a cidade mais populosa de Santa Catarina. A mais populosa é Joinville, no Vale do Itajaí, com 555 mil habitantes em 2015. Florianópolis possuía 461 mil habitantes no mesmo ano.

 

O bairro mais populoso da cidade é o Centro, seguido de Trindade, Capoeiras e Capivari. O menos populoso é o Morro do Peralta.

 

A maior parte do território de Florianópolis fica na ilha de Santa Catarina, inclusive o centro da cidade. A ligação entre a ilha e o continente é feita atualmente pelas pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz.

 

A ponte Hercílio Luz ganhou esse nome em homenagem ao engenheiro e político catarinense Hercílio Pedro da Luz. Foi inaugurada em 13 de maio de 1926 para interligar a ilha à parte continental da cidade.

 

Os portugueses construíram vários fortes no litoral de Santa Catarina para proteger a colônia dos espanhóis. Alguns foram erguidos em Florianópolis, como o… CONTINUE A LEITURA

Share: