A Jovem Guarda foi um movimento comportamental e musical dos anos 60 surgido a partir do programa Jovem Guarda, exibido nas tardes de domingo pela TV Record de São Paulo. Ajudou a projetar as carreiras de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e outros músicos. Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades muito interessantes sobre a inesquecível Jovem Guarda.

 

A expressão Jovem Guarda começou a ser usada em 1965 com a estreia do programa na TV Record. A origem do termo ainda é nebuloso, mas acredita-se que tenha sido tirado de um discurso do líder soviético Lênin, onde ele afirmou “O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada”.

 

As maiores influências dos músicos da Jovem Guarda foram o rock norte-americano dos anos 50 e 60, o rock brasileiro do início dos anos 60 (Celly e Tony Campello, principalmente) e a febre musical dos Beatles.

 

O termo “iê-iê-iê” foi usado como denominação do rock brasileiro dos anos 1960 (entenda-se Jovem Guarda). Dizia-se que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e toda a turma da Jovem Guarda fazia “iê-iê-iê”. Esse termo surgiu de músicas como She Loves You, em que os Beatles repetiam “yeah-yeah-yeah”.

 

O programa Jovem Guarda era comandado por ninguém menos que Roberto Carlos e seus amigos Erasmo Carlos e Wanderléa. A ideia de convocar Erasmo e Wanderléa para dividir a apresentação do programa partiu do próprio Roberto.

 

A lista de músicos que se apresentavam no programa era extensa: Golden Boys, The Fevers, Renato e seus Blue Caps, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Martinha, Vanusa, Ronnie Von, Eduardo Araújo, Os Incríveis, Rosemary, Sérgio Reis, Silvinha, Ronnie Cord, Waldirene, Leno e Lilian, Os Vips, Nilton César e Trio Esperança, entre outros.

 

O sucesso do programa levou ao inevitável lançamento de diversos produtos com as marcas Jovem Guarda, Ternurinha, Tremendão e Calhambeque.

 

O programa era transmitido ao vivo apenas para São Paulo. As demais cidades acompanhavam a Jovem Guarda com alguns dias de atraso em tape.

 

Muito antes da Jovem Guarda, o trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e ninguém menos que Tim Maia formaram um grupo chamado The Sputniks. Depois da “fase Sputniks”, Roberto e seus amigos formaram o The Snakes, chamado mais tarde de Roberto Carlos & The Snakes.

 

O primeiro disco gravado por Roberto Carlos foi um 78 rpm com duas músicas no estilo bossa-nova: “Fora de Tom” e “João e Maria”, compostas por Carlos Imperial. O disco foi… CONTINUE A LEITURA

Share: