A Irlanda é uma ilha localizada no Atlântico Norte, ao lado da Grã-Bretanha. É conhecida no mundo todo pela boa educação do povo, tradições de origem celta e, principalmente, pela cerveja. Irlandeses adoram cerveja. Descubra outra curiosidades sobre a história, geografia e cultura da Irlanda nas linhas a seguir.

 

A Irlanda é chamada em inglês de Ireland.

 

A língua oficial é o inglês, apesar de boa parte da população falar o irlandês, também conhecido como gaélico irlandês ou apenas gaélico.

 

As cidades mais populosas são Dublin, Cork, Limerick e Galway. Detalhe: Dublin é a capital irlandesa.

 

A Irlanda é um país extremamente úmido. Acredite se quiser, mas chove pelo menos 130 dias por ano por lá.

 

Os invernos são bastante frios, com temperaturas entre 4º e 10º Celsius. Os verões costumam ser amenos, com termômetros marcando temperaturas próximas de 20º Celsius.

 

Acredite se quiser, mas não existem serpente no território irlandês. De acordo com uma crença local, teria sido São Patrício o responsável pela expulsão desses répteis da ilha.

 

Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. A cerveja irlandesa mais conhecida é a Guiness.

 

O Halloween/Dia das Bruxas é festejado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, entre outros países. Os irlandeses costumam acender fogueiras nesse dia. Assim como Halloween, a tradição das fogueiras possui origem celta.

 

A expressão Trick or Treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.

 

Os sobrenomes costumam seguir o nome do patriarca na maioria dos países. É o caso do sufixo russo “ov” (que significa “de” ) e do grego “poulos” (cujo significado é “filho de”). Na Escócia e na Irlanda são comuns os sobrenomes com MC ou Mac (“de”). Exemplo: Paul McDonald (ou “Paul de Donald”).

 

Um dos santos padroeiros do país é Saint Patrick (São Patrício). Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é feriado na Irlanda. Aliás, também é feriado em cidades com forte presença de imigrantes irlandeses e descendentes, como Nova York.

 

Por falar em feriado, você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

 

Embora faça parte do Reino Unido juntamente com Inglaterra, País de Gales e Escócia, a Irlanda do Norte não fica na ilha da Grã-Bretanha. Como o próprio nome sugere, ela se localiza ao norte da ilha da Irlanda.

 

Como faz parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte não possui bandeira própria. Além da bandeira do Reino Unido, o governo usa o Estandarte do Ulster para representar a Irlanda do Norte em eventos. O termo Ulster é frequentemente usado como referência a Irlanda do Norte. Ulster, no entanto, é uma das quatro províncias tradicionais da Irlanda. O Ulster é dividido em nove condados, três na República da Irlanda e seis na Irlanda do Norte.

 

A ilha onde fica a Irlanda e a Irlanda do Norte é a terceira maior ilha da Europa. É muito conhecida por seus campos verdes. Aliás, uma das canções mais conhecidas de lá chama-se Thirteen Shades of Green (algo como “Treze Tonalidades de Verde”), uma menção a esses campos.

 

Dublin, capital da Irlanda, é também a capital dos pubs. Existem mais de 1.000 pubs por lá. O único problema é que não dá para varar a noite bebendo. Os pubs fecham às 3h da madrugada em ponto.

 

Dublin já foi chamada de Capital Europeia do Entretenimento. De fato, o que não falta na cidade são opções de lazer. O único problema é que chove muito por lá e o clima é, digamos, “frio demais” para os brasileiros.

 

Uma última curiosidade: a Irlanda é um dos países mais altruístas do mundo. De acordo com uma pesquisa feita recentemente, 70% da população contribui com a caridade, e 37% fazem trabalhos voluntários nas horas livres.

 

Share: