O arquipélago das Bahamas é frequentemente mencionado na imprensa em virtude das gigantescas tempestades tropicais que o assolam anualmente. Mas o que você sabe sobre esse país localizado no Oceano Atlântico? Percorra os tópicos abaixo e descubra algumas curiosidades e dados interessantes sobre as Bahamas.

 

O nome oficial do país é Comunidade das Bahamas.

 

Acredita-se que o nome Bahamas tenham vindo do espanhol “baja mar”, que significa “mar raso” ou “águas rasas”.

 

As Bahamas estão localizadas no oceano Atlântico, próximo ao litoral do estado norte-americano da Flórida. Elas são constituídas por 700 ilhas, das quais apenas 30 são habitadas.

 

Acredita-se que as Bahamas tenham sido o primeiro lugar da América onde o descobridor genovês Cristóvão Colombo aportou.

 

Quem nasce nas Bahamas é chamado de bahamense ou bahamiano

 

As Bahamas possuem 305 mil habitantes, a maior parte (85%) descendente de africanos.

 

A língua falada nas Bahamas é o inglês, com o detalhe de que a maioria da população fala também o crioulo bahamiano.

 

A maior ilha do arquipélago é Andros. Nassau, a cidade mais populosa fica na vizinha ilha de New Providence.

 

A capital e maior cidade das Bahamas é Nassau, com mais de 200 mil habitantes (dois terços dos bahamenses vivem lá).

 

As Bahamas são um país jovem em comparação com os vizinhos Haiti e Estados Unidos. Sua independência do Reino Unido foi conquistada somente em 1973.

 

Acredite se quiser, mas mais da metade da população possui o sobrenome Rolle. Trata-se provavelmente de uma herança de Denis Rolle, um inglês que ganhou da corte britânica mais de 2.800 hectares das ilhas.

 

A população praticamente não paga imposto de renda. A maior parte das receitas do Estado advém das tarifas e taxas de importação (quase tudo é importado por lá).

 

Temos que lembrar que o turismo responde por quase 45% da renda bahamense. Em virtude de suas praias paradisíacas, elas atraem milhares de turistas todos os anos, principalmente norte-americanos.

 

A moeda oficial é o dólar bahamense.

 

O esporte nacional é o críquete.

 

O território das Bahamas é passagem de grandes tempestades tropicais e furacões, cuja temporada ocorre entre junho e outubro. O furacão Dorian, que por lá passou em 2019, provocou danos físicos gigantescos, além de que matou dezenas de pessoas.

 

As Bahamas estão do limite do infame e bastante falado Triângulo das Bermudas.

 

A paisagem é praticamente plana, com ausência de serras e montanhas.

 

Share: