Carrapatos são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, animais invertebrados com corpos segmentados, exoesqueletos e apêndices (membros) articulados. Seus parentes mais próximos são os ácaros. Confira a seguir algumas curiosidades sobre esses pequenos mas perigosos bichinhos.
Registros fósseis sugerem que esses animais existem há pelo menos 900 milhões de anos.
Carrapatos são parasitas hematófagos, ou seja, animais que se alimentam de sangue. Os hematófagos mais conhecidos são o piolho, a pulga e o pernilongo.
A picada é normalmente indolor, mas pode deixar alguns sintomas como coceira, vermelhidão na pele, inchaço e nos casos mais graves, dores de cabeça, vômitos, dificuldades para respirar e dor nas articulações, entre outros.
O ciclo de vida do carrapato possui quatro fases: ovo, larva, ninfa e adulto. Em geral, eles não trocam de fase no hospedeiro – um cão doméstico, por exemplo –, mas no ambiente em volta.
As fêmeas põem seus ovos em frestas, atrás de quadros, embaixo de estrados, atrás de moveis e em outros locais escuros e com pouca umidade. O detalhe é que ela sempre irá depositar em locais próximos do hospedeiro.
Dependendo da espécie, as larvas podem nascer dos ovos em até 7 semanas. Aliás, o tempo de vida do carrapato é de… CONTINUAR A LEITURA