Quais as principais características das serpentes? É verdade que as serpentes precisam incubar seus ovos? Aliás, o que é uma serpente? Veja nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre esses répteis, que no mais das vezes generalizamos como cobras.

 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o termo cobra é normalmente usado como referência a apenas um tipo de serpente, as najas asiáticas e africanas. Quando utilizamos o termo no Brasil, porém, estamos nos referindo a qualquer serpente. Em resumo, cobra indica apenas um tipo e serpente, todos os tipos de ofídios.

 

Ao contrário dos moluscos, cujas espécies ultrapassam a casa dos 125 mil, e dos insetos, que chegam a mais de 1 milhão, existem apenas 6 mil espécies de répteis.

 

Existem quatro grupos de répteis: quelônios (tartarugas), escamados (serpentes e lagartos), crocodilídeos (jacarés e crocodilos) e rincocéfalos (que é representados por apenas uma espécie, a tuatara).

 

Quais as principais características dos répteis? São animais vertebrados e possuem escamas ou placas. Com exceção das tartarugas, eles possuem dentes voltados para trás, tem corpo com temperatura variável e são ovíparos (botam ovos).

 

Os répteis são animais de sangue frio e precisam se expôr ao sol para aquecer o corpo. Como dependem do calor para viver, são praticamente inexistentes nas regiões polares.

 

Qual a diferença entre as serpentes e os demais répteis? Em primeiro lugar, as serpentes tem corpos mais comprido. Em segundo, elas não possuem pernas. Terceiro: os órgãos são alongados. E, por último, possuem um extraordinário número de vértebras.

 

Por falar em vértebras, você sabia que algumas serpentes tem até 500 vértebras? Só para efeito de comparação, um crocodilo possui apenas 60.

 

É verdade que os répteis precisam incubar seus ovos. A regra, porém, não é geral. Existem serpentes que parem os filhotes inteiramente desenvolvidos. Os biólogos chamam esses animais de vivíparos.

 

Os ovos das serpentes são normalmente moles e flexíveis.

 

Juntamente com os lagartos, as serpentes pertencem ao grupo dos répteis escamados e a uma subordem chamada ofídios. No mundo todo, os ofídios somam 2.700 espécies.

 

São três os grupos de serpentes: primitivas (pítons e boas), cobras-cegas e serpentes evoluídas (najas, víboras e serpentes marinhas).

 

A pele das serpentes não cresce na mesma proporção do corpo e, por isso, elas são obrigadas a trocá-la à medida que vão crescendo. Os filhotes podem trocar de pele… CONTINUE A LEITURA

Share: