Existem mais de 170 predadores que se alimentam de primatas, os nossos parentes na escala evolutiva. O detalhe é que a maioria não come carne humana, mas realizam diferentes tipos de ataques. Um deles é o hipopótamo. Conheça algumas curiosidades e saiba mais detalhes sobre os ataques de animais.

 

Os ataques a humanos são tão antigos que foram encontrados na África do Sul fósseis de hominídeos com marcas de dentes, provavelmente de leopardos primitivos.

 

Na China, foram encontrados crânios de hominídeos dilacerados. Cientistas acreditam que as cabeças dos nossos antigos parentes eram mutiladas por hienas gigantes, que apreciavam a língua e o cérebro das “presas”.

 

Desconsiderando os insetos, os cinco animais que mais atacam seres humanos são: serpentes, tubarões, tigres, hipopótamos e elefantes.

 

Mais de 30 pessoas morrem em todo o mundo por ano vítimas de ataques de elefantes.

 

O número de pessoas que morrem em ataques de tigres no leste da Índia chega a 35 por ano.

 

No espaço de 15 anos, leões mataram mais de 560 pessoas… apenas na Tanzânia! Mas…

 

O animal que mais mata pessoas na África não é o leão, é o hipopótamo.

 

O mamífero mais feroz do mundo é o diabo-da-Tasmânia. Não foi à toa que inspirou o personagem Taz, da turma do Pernalonga.

 

O felino mais rápido é o guepardo. Durante a caçada, ele pode correr a até 100 quilômetros por hora.

 

Uma curiosidade que pouquíssimas pessoas sabem: a onça possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos, mais poderosa até do que a do tigre e do leão.

 

Apenas as fêmeas de mosquito picam. Enquanto as fêmeas se alimentam de sangue, os machos se alimentam de néctar.

 

Outro animal que se alimenta de sangue – inclusive humano – é a pulga. Uma única pulga consome por dia 15 vezes o seu peso em sangue.

 

A formiga mais perigosa do mundo é a formiga de fogo. Sua picada pode causar fortes reações alérgicas na pessoa, podendo levá-la à morte.

 

Só nos Estados Unidos, o número de pessoas que morrem devido a picadas de abelhas é três a quatro vezes maior do que o de pessoas mortas em decorrência de mordidas de serpentes. As vítimas morrem em virtude da reação alérgica provocada pela picada.

 

O número de mortes em ataque de escorpiões varia entre 800 a 2.000 por ano em todo o mundo.

 

Natural da Indonésia, o dragão-de-Komodo possui tantas bactérias na boca que suas vítimas morrem de infecção pouquíssimo tempo depois de serem mordidas.

 

Das 480 espécies de tubarões, apenas 30 atacam seres humanos.

 

A média de ataques de tubarões contra humanos é de 70 a 100 ao ano no mundo inteiro. O número de vítimas fatais chega a 15/ano.

 

Os campeões de ataques contra humanos são o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

 

Segundo a FAO (Agência da ONU para Alimentação e Agricultura) entre 50 e 100 milhões de tubarões são mortos anualmente, grande parte por navios pesqueiros. Isso significa que morrem 11 milhões desses animais para cada ataque contra seres humanos.

 

As chances de você morrer num acidente aéreo é maior do que de morrer num ataque de tubarão. Mas se você estiver na praia e perceber a presença de algum desses animais, saia calmamente da água ou mergulhe (nesse caso, o animal pode se assustar com o seu tamanho). As chances de ser atacado serão menores do que se você correr.

 

Se fosse atacada por um cardume de piranhas, uma pessoa de 80 quilos teria a carne consumida em apenas meia hora. Mas teriam que ser centenas de piranhas! A maioria dos cardumes desse peixe natural da América do Sul, por sua vez, raramente possuem mais de 20 indivíduos.

 

As serpentes causam cerca de 2,5 milhões de acidentes por ano, principalmente na África e no sul da Ásia. Elas são responsáveis por 120 mil óbitos nesse mesmo período.

 

Ocorrem entre 19 mil e 22 mil ataques de serpentes ao ano no Brasil. O número de mortes anuais oscila entre 80 e 100.

 

Afinal, que animal é campeão em número de vítimas fatais? Acredite, é o mosquito. Só a malária, uma das inúmeras doenças transmitidas pela picada desse inseto, mata 2 milhões de pessoas por ano.

Share: