O músico Caetano Veloso se tornou nacionalmente conhecido na segunda metade dos anos 1960, quando lançou a música Alegria a Alegria num dos maiores festivais da canção da época. Desde então, nunca deixou de fazer shows pelo Brasil. Conheça curiosidades e fatos inusitados sobre sua carreira nas linhas abaixo.
O nome completo do compositor e cantor baiano Caetano Veloso é Caetano Emanuel Viana Teles Velloso.
Caetano nasceu na cidade de Santo Amaro – também chamada de Santo Amaro da Purificaço –, no Recôncavo Baiano, região metropolitana de Salvador.
Foi Caetano quem escolheu o nome da irmã, Maria Bethânia, inspirado na música Maria Betânia (composição de Capiba), interpretada na época pelo cantor Nelson Gonçalves.
Caetano gravou a primeira música aos 10 anos de idade, uma interpretação de Feitiço da Vila, composição de Noel Rosa e Vadico. Detalhe: ele foi acompanhado no violão pela irmã Nicinha.
José Teles Velloso e Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como dona Canô, os pais de Caetano e Bethânia, tiveram oito filhos, sendo dois de criação.
Acredite se quiser, mas dona Canô morreu aos 105 anos de idade. Suas histórias de vida foram contadas numa biografia chamada Canô Veloso, Lembranças do Saber Viver, de Arthur Gonçalves da Silva e Antônio Guerreiro de Freitas.
Quando era adolescente, gostava de freqüentar o auditório da Rádio Nacional, onde se apresentavam os grandes ídolos da música brasileira da época. Foi durante uma temporada passada no Rio de Janeiro.
Aos 19 anos, escreveu para a coluna de cinema do jornal Diário de Notícias, onde também trabalhava ninguém menos que o cineasta Glauber Rocha.
É também no final da adolescência que começa a se apresentar em bares de Salvador ao lado da irmã Maria Bethânia. Foi nessa ocasião que conheceu o trabalho do músico Gilberto Passos Gil Moreira, ou Gilberto Gil.
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Tom Zé inauguraram o Teatro Vila Velha, em Salvador, com o show Nós, Por Exemplo.
Enquanto Gilberto Gil estudava administração de empresas, chegando mais tarde a trabalhar na companhia Gessy Lever, em São Paulo, Caetano estudava filosofia. Caetano, no entanto, abandonou a… CONTINUE A LEITURA