Visitado recentemente por uma sonda, o planeta-anão Plutão deixou de ser apenas um ponto na fronteira do sistema solar. A sonda enviou fotos tão incríveis quanto fascinantes. Mas o que sabemos sobre esse pequeno mundo? Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre Plutão.

Plutão é um dos corpos do Cinturão de Kuiper, uma área do Sistema Solar que se estende a partir da órbita de Netuno. Estima-se que o Cinturão abrigue milhares de corpos celestes.

Plutão foi considerado até 2006 o nono planeta do Sistema Solar, mas uma resolução da União Astronômica Internacional criou uma nova definição para planeta e o reclassificou como planeta-anão.

Existem cinco planetas-anões no Sistema Solar: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Éris.

Plutão possui um quinto da massa da Lua e um terço do seu volume.

Até recentemente, era dado como certo que Plutão possuía somente 3 satélites, chamados de Caronte, Nix e Hidra. Alguns astrônomos, no entanto, acreditam ser Caronte um corpo irmão de Plutão, com o qual formaria um sistema binário.

Não faz muito tempo, foram descobertas mais duas luas em Plutão. A descoberta é tão recente que elas só foram batizadas em 2013. Chamam-se Styx e Kerberos.

Caronte tem um diâmetro de 1.184 quilômetros, mais da metade do de Plutão, com 2.336 quilômetros. Ela é, portanto, a maior lua do Sistema Solar em termos comparativos.

O ano em Plutão dura 248 anos terrestres.

Se a Terra estivesse a 1 metro do Sol, Plutão estaria a 40 metros.

Plutão possui uma órbita tão excêntrica que durante alguns anos ele fica mais próximo do Sol do que Netuno.