Percorra as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades sobre a vida de Nicolau Copérnico, o primeiro a apresentar o modelo da teoria heliocêntrica, que dizia que a Terra girava em torno do Sol. Você sabia, por exemplo, que ele só divulgou suas teorias quando estava no final da vida?

 

O astrônomo e matemático polonês Mikolaj Kopernik, ou Nicolau Copérnico, nasceu em 1473 e morreu em 1543.

 

Além de astrônomo e matemático, Copérnico foi administrador público, jurista, médico e cônego da Igreja Católica.

 

Não foi apenas Copérnico que exerceu função religiosa em sua família. Seu irmão, André, por exemplo, também foi cônego. Bárbara, uma de suas irmãs, tornou-se priora de um convento de freiras. Lucas Watzenrode, seu tio, era bispo da mesma Igreja Católica.

 

Com a morte do pai, aos 10 anos, Copérnico foi morar com Lucas Watzenrode, que o criou e o educou. O detalhe é que, após se formar em quatro universidade, Copérnico trabalhou com o tio nas funções de secretário e médico.

 

Acredite se quiser, mas Copérnico só aceitou publicar seus manuscritos aos 68 anos de idade. A primeira edição de De Revolutionibus Orbium Coelestium (Sobre as Revoluções das Esferas Celestes, em tradução livre) só foi para o prelo em 1543, um ano antes da morte do autor.

 

Assim que veio a público, Sobre as Revoluções das Esferas Celestes causou alvoroço. Chegou a ser condenado por Martinho Lutero, o patrono da Reforma Protestante. E embora Copérnico tenha dedicado o livro ao papa Paulo III, ele… CONTINUE A LEITURA

Share: