Percorra as linhas a seguir e veja um mix de curiosidades sobre Manaus, capital do Amazonas. Você sabia, por exemplo, que Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior? Sabia que ela é a cidade que mais arrecada impostos na região Norte? Confira.

 

Você sabia que Manaus, a capital do estado do Amazonas, já foi chamada de Cidade da Barra do Rio Negro e Manaos?

 

O nome Manaus derivou da tribo dos manaós, antigos habitantes da região amazônica.

 

A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte.

 

Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.

 

Manaus é a sexta cidade mais rica do Brasil.

 

A população local ultrapassa os 1,8 milhões de habitantes. Na região metropolitana vivem 2,2 milhões.

 

Os nascidos em Manaus são chamados de manauenses ou manauaras.

 

Uma das atrações de Manaus é o encontro do Negro com o Solimões (chamado de “Encontro das Águas”), rios que banham a cidade.

 

Apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus são do Rio de Negro. A explicação está na sua água, mais ácida e pobre em nutrientes do que os demais rios da região.

 

Manaus foi considerada pela revista America Economia uma das 50 melhores cidades da América Latina para negócios.

 

O maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil é o de Manaus. Um detalhe: ele foi construído sobre imensas boias para não inundar durante as cheias da região.

 

A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos.

 

Graças à Zona Franca, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.

 

Com 681 lugares, o Teatro Amazonas, o mais conhecido da Região Norte, foi construído na Europa e trazido de navio para Manaus.

 

O prato típico de Manaus (e de toda a região) é o tacacá. A paixão pelo manauense pelo tacacá é tamanha que a iguaria é vendida até em banquinhas de rua.

 

Não são todos os brasileiros que sabem que Manaus possui praias. Mas é isso mesmo: assim como outras cidades do Norte, a capital amazonense possui praias de água doce. Dois bons exemplos de “praias de rio” são Ponta Negra e Praia do Tupé.

 

Share: