João Pessoa não é apenas uma das cidades mais bonitas do Nordeste, é um lugar cheio de atrações irresistíveis. Percorra os tópicos abaixo e veja algumas curiosidades e fatos interessantes sobre a capital da Paraíba e seus principais pontos turísticos. Você certamente vai querer ir pra lá.

 

João Pessoa recebeu esse nome em homenagem ao politico paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930. João Pessoas era candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas nas eleições daquele ano.

 

A capital paraibana foi fundada como Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Durante a dominação holandesa no Nordeste brasileiro, foi chamada de Frederikstad (em português, Cidade de Frederico ou Frederica). Antes de ser batizada com o atual nome, eram chamada de Cidade da Paraíba.

 

Com mais de 700 mil habitantes, João Pessoa é a quinta maior capital do Nordeste.

 

Além da própria João Pessoa, a sua região metropolitana agrega os seguintes municípios.: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita. A segunda e terceira cidade mais populosa são Santa Rita e Bayeux.

 

João Pessoa é conhecida como Porta do Sol, denominação recebida por ser o ponto mais oriental do continente americano. Dizem que é mais propriamente na Ponta do Seixas, a 14 quilômetros do Centro da capital paraibana, que o sol nasce primeiro.

 

Com um PIB duas vezes maior do que o de Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, João Pessoa produz 30% de toda a riqueza do estado.

 

O jornal de maior circulação é o Correio da Paraíba.

 

Um dos principais pontos de atração turística de João Pessoa é o parque Sólon de Lucena onde, além de uma bela lagoa, o turista pode encontrar o monumento A Pedra do Reino, construído em homenagem a um dos mais geniais escritores paraibanos: Ariano Suassuna.

 

Localizada no munícipio de Cabedelo, a poucos quilômetros do centro de João Pessoa, a praia de Tambaba foi uma das primeiras áreas dedicadas ao naturismo no Brasil. Ainda hoje, é procurada por milhares de naturistas do Brasil e aexterior.

 

Uma das principais (e mais longas) praias é Tambaú, com 8 quilômetros de extensão. É lá que está localizado o hotel Tambaú, uma das referências arquitetônicas da cidade. Com seu formato redondo, o Tambaú tornou-se cartão-postal de João Pessoa.

 

João Pessoa é uma das capitais com melhor qualidade de vida e menor desigualdade social de todo o Nordeste. Aliás…

 

Você sabia que João Pessoa foi escolhida por uma organização internacional como uma das melhores cidades do mundo para desfrutar a aposentadoria?

 

Mais uma: João Pessoa foi eleita a segunda capital mais verde do Brasil, atrás apenas da paranaense Curitiba.

 

João Pessoa é conhecida por muitos como Cidade das Acácias, em virtude do grande número de acácias em suas ruas e avenidas.

 

Acredite se quiser, mas João Pessoa fica em torno de duas horas de viagem de automóvel de outras duas irresistíveis capitais nordestinas: Natal e Recife.

 

Infelizmente, nem tudo são flores em João Pessoa. A cidade foi apontada recentemente como a terceira capital mais violenta do Brasil e a nona do mundo.

 

Fontes: Wikipédia, Viagem & Turismo, Viaja Brasil, Joaopessoa.gov.

 

Share: