O Mamonas Assassinas foi o grupo musical de maior popularidade no Brasil dos anos 90. Ele misturava rock com música portuguesa, baião e outros estilos. Suas letras eram muito engraçadas. Conheça as curiosidades sobre o Mamonas que nós selecionamos nas linhas abaixo.

 

O Mamonas Assassinas surgiu em Guarulhos, Grande São Paulo, em 1990, com o nome de Utopia.

 

O grupo lançou apenas um álbum de estúdio – por sinal, batizado de Mamonas Assassinas –, que chegou a vender 3 milhões de cópias na época em que foi lançado.

 

Além de criar letras bem-humoradas, os Mamonas Assassinas eram originais porque faziam uma mistura de diversos gêneros musicais (rock, pagode, sertanejo, punk…), sem seguir um estilo específico.

 

No início, a banda cobrava em torno de R$ 8 mil por apresentação. Quando alcançou o estrelato, o valor saltou para R$ 70 mil (valor cobrado pelas mais famosas bandas de rock da época).

 

O grupo era formado por Júlio Rasec (teclado), Bento Hinoto (guitarra), Samuel Reoli (baixo), Sérgio Reoli (bateria) e Dinho (vocais). Com exceção do baiano Dinho, todos nasceram no estado de São Paulo.

 

Antes de entrar para o Mamonas Assassinas, o tecladista Júlio César Barbosa ou Júlio Rasec, trabalhou como técnico em eletrônica de uma fábrica de motores. No tempo livre, gostava de jogar dominó, dama, truco e RPG.

 

Alberto Hinoto, mais conhecido como Bento, foi dono de uma empresa que fabricava e vendia divisórias. Quanto tinha tempo livre, gostava de jogar tênis, participar de corridas de kart e assistir jogos do Palmeiras. Embora fosse de origem japonesa, gostava mesmo era de uma boa macarronada.

 

O baixista Samuel Reoli, cujo nome verdadeiro era Samuel Reis de Oliveira, era fanático pelo time do São Paulo. Valorizava muito a família e fazia questão de afirmar com todas as letras que acreditava em Deus. Foi ele quem, juntamente com o irmão Sérgio, fundou a banda Utopia.

 

Sérgio Reoli, o pseudônimo de Sérgio Reis de Oliveira, gostava de games e de futebol. Era fã de bandas como Barão Vermelho, Titãs, Rush e Red Hot Chili Peppers. Era louco por uma bateria. A ideia da banda Utopia partiu dele e do irmão Samuel. Uma observação: Reoli é uma abreviação de Reis de Oliveira.

 

Alecsander Alves, ou mais propriamente Dinho, adorava ler gibis e era fã do Ultraman. Quando Ayrton Senna, um dos seus ídolos faleceu, permaneceu 15 dias de luto. Outra personalidade que admirava bastante, era Freddie Mercury, vocalista do Queen. Estava noivo quando sofreu o acidente que encerrou a sua carreira. Antes de se tornar famoso, trabalhava em campanhas políticas imitando personalidades como Sílvio Santos, Gil Gomes e Lula.

 

Apesar de ser o integrante mais brincalhão da banda, Dinho foi o que mais resistiu à ideia de abandonar as letras sérias e a performance sisuda do Utopia. Ele soltava o seu lado cômico somente nos intervalos dos ensaios, evitando fazer o mesmo no palco.

 

Os Mamonas Assassinas foram descobertos pelo filho de um empresário do ramo musical (mais propriamente da gravadora EMI-Odeon) que, ao ouvir a demo da banda, mostrou para o pai. O sujeito gostou tanto que logo chamou os rapazes de… CONTINUE A LEITURA

Share: