Time com a segunda maior torcida do Brasil – atrás apenas do Flamengo –, o Corinthians possui uma história centenária. Uma história preenchida por vitórias impressionantes e um vasto número de curiosidades, que nós fizemos questão de reunir aqui. Siga os tópicos abaixo.

 

O Sport Club Corinthians Paulista surgiu em 1º de setembro de 1910, na cidade de São Paulo. Detalhe: ele foi fundado no bairro do Bom Retiro, mais conhecido atualmente por ser reduto de judeus e coreanos.

 

O nome do time foi inspirado no Corinthians FC, time da Inglaterra. Mas…

 

Havia quem quisesse dar ao time o nome de Santos Dumont Futebol Clube. Outro nome sugerido foi Carlos Gomes.

 

O primeiro presidente do recém-fundado Corinthians trabalhava como alfaiate.

 

O primeiro campo, digamos, “oficial” do time foi aplainado no bairro do Bom Retiro, onde hoje é a rua José Paulino. A José Paulino é famosa no dias de hoje por ser um dos maiores polos de moda do Brasil.

 

O primeiro gol do clube foi marcado pelo italiano Luigi Salvatore Fabbi, em 14 de setembro de 1910 na partida Corinthians 2 x Estrela Polar 0.

 

Nos seus primeiros anos, o Corinthians não tinha distintivo. O primeiro distintivo só foi criado em 1914.

 

O primeiro time a vencer um Campeonato Paulista foi o São Paulo Athletic Club, clube de origem inglesa que existe até hoje atuando… no rugby! E qual foi o primeiro grande time atual a sagrar-se campeão do Paulistão? O Corinthians, em 1914. A segunda grande equipe moderna a levantar a taça foi o Palmeiras (antigo Palestra Itália), em 1920.

 

O time recordista de títulos do Paulista ainda é o Corinthians, com 29 títulos. O segundo lugar pertence ao Palmeiras, com 22 vitórias. O terceiro é do São Paulo, com 21 (uma observação: os dados são de 2010).

 

A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.

 

O Corinthians já ganhou dois títulos em cima do Barcelona da Espanha, considerado atualmente o melhor time do planeta. O primeiro foi a Pequena Taça do Mundo, de 1953, e o segundo, o torneio Costa do Sol, de 1969.

 

O Palmeiras é o time que mais vezes enfrentou o Corinthians, assim como o Corinthians é o time que mais enfrentou o Palmeiras. No total, foram 328 jogos, com 120 vitórias para o Palmeiras, 113 para o Corinthians e 98 empates (obs: os dados são de 2015).

 

A maior goleada em um jogo Palmeiras x Corinthians ocorreu em 3 de novembro de 1933: Palestra Itália 8 x 0 Corinthians.

 

A maior goleada do Corinthians foi contra o time do Santos: 11 x 0, em 1920.

 

O atacante Zuza foi o jogador que mais marcou gols numa só partida pelo Corinthians. Zuza marcou 6 gols na vitória de 10 a 1 sobre o Sírio pelo Campeonato Paulista de 1933.

 

O gol mais rápido da história do Corinthians foi marcado por Paulo, aos 12 segundos da partida contra o XV de Piracicaba, em 1933.

 

O jogador que mais defendeu a camisa do Corinthians foi Wladimir. Ao todo, ele participou de 803 partidas.

 

Os jogadores que mais marcaram gols para o Corinthians foram Cláudio (306 gols), Baltazar (267) e Teleco (254).

 

Pesquisa feita pela agência Y&R estima que o Corinthians possui a marca de futebol mais cara do Brasil.

 

O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.

 

O maior público pagante foi de 146.043 pessoas, em Fluminense 1 x 1 Corinthians, Campeonato Brasileiro de 1976

 

No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.

 

Nos 22 anos em que ficou sem ganhar o Campeonato Paulista – de 1955 a 1977 –, o Corinthians trocou de técnico “apenas” 27 vezes.

 

Batizado de “Campeão dos Campeões”, o atual hino do time foi composto na década de 1950 pelo radialista Lauro D’Ávila.

 

Primeiro de Setembro é o Dia do Corinthians. Uma curiosidade: quem instituiu a data foi o palmeirense José Serra.

 

Com 49.205 assentos, o estádio Arena Corinthians, mais conhecido como Itaquerão, foi inaugurado em 18 de maio de 2014 numa partida entre o Corinthians e o Figueirense.

 

O Itaquerão foi um dos estádios escolhidos para sediar os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Além de sediar a cerimônia de abertura da Copa, ele foi palco do primeiro jogo, entre Brasil e Croácia. Em 2016, ele sediou alguns jogos pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Share: