Platão é considerado um dos pensadores mais influentes da história, mas você sabia que seu nome verdadeiro era Arístocles? Veja nas linhas a seguir alguns fatos curiosos sobre a vida e as ideias desse grande filósofo.
As datas do nascimento e morte de Platão são imprecisas. Acredita-se que tenha nascido entre 428-427 e morrido por volta de 348-347 antes de Cristo.
Platão nasceu em Atenas durante o chamado “Século de Péricles”, a idade de ouro da cidade. Foi durante esse período que o político e orador Péricles transformou a cidade e incentivou as artes, a filosofia e história.
Platão não é um nome, mas um apelido. Seu verdadeiro nome era Arístocles. Em tempo: “platão” significa “amplo”. Acredita-se que ele tenha sido assim chamado por causa dos seus ombros largos e figura robusta.
Foi discípulo de Sócrates, por quem nutria profunda admiração. Platão ficou inconformado com a morte súbita e injusta de Sócrates que, com o decorrer do tempo, transformou-se em personagem de muitos dos seus livros. Sócrates é, por exemplo, figura central em A República, um dos mais conhecidos escritos de Platão.
Desiludido com a morte de Sócrates e com a democracia ateniense – e temendo pela própria segurança, convém ressaltar –, Platão abandona Atenas e passa pelo menos 12 anos viajando. Visita Mégara (uma cidade-Estado da região da Ática), Sicília e Egito.
Platão foi o fundador da Academia, a primeira… CONTINUE A LEITURA